Depois que trocadilhos com o nome de Fernando Haddad tomaram as redes sociais, o Ministério da Fazenda resolveu entrar na onda dos memes. Em uma publicação feita na quarta-feira, 17, o órgão usou os personagens da franquia Divertidamente para falar sobre a Reforma Tributária.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O filme de animação já tinha sido usado pela comunicação do Banco Central para criticar gastos excessivos. Na ocasião, a tentativa de meme repercutiu na internet.
Divertidamente 2 foi lançado em junho e traz a continuação da história da pré-adolescente Riley. Em uma espécie de "sala de controle", cada emoção é um personagem que atua na mente da protagonista.
O Ministério da Fazenda aproveitou o sucesso do longa-metragem para divulgar informações sobre a Reforma Tributária. No texto publicado no X (antigo Twitter), a conta oficial escreveu: "Um mix de emoções envolveu todos os brasileiros com a grande conquista da #ReformaTributária após 40 anos. O Brasil agora terá um sistema tributário simples e justo! Fique por dentro."
O projeto de regulamentação da Reforma foi aprovado na semana passada, na Câmara dos Deputados. Na votação, foram 336 votos a favor e 142 contra. Agora, o texto passará pelo Senado. "Vergonha ter demorado 40 anos para aprovar tão importante", diz publicação do Ministério.
Um mix de emoções envolveu todos os brasileiros com a grande conquista da #ReformaTributária após 40 anos. O Brasil agora terá um sistema tributário simples e justo! Fique por dentro: https://t.co/COm5MZyGoD pic.twitter.com/oV8muDSHiC
— Ministério da Fazenda (@MinFazenda) July 17, 2024
'Taxad': trocadilhos ganharam força
A tentativa de incluir a linguagem dos memes na comunicação do Ministério da Fazenda vem após uma série de publicações com o nome de Fernando Haddad viralizarem nas redes sociais. Após o fim da isenção do imposto sobre compras internacionais até US$ 50 (R$ 275, na cotação atual) e outras decisões econômicas, a internet pipocou de memes relacionados ao ministro.
‘Taxad’, ‘Zé do Taxão’ e ‘Taxador do Futuro’ – em alusão ao filme Exterminador do Futuro –, estão entre as brincadeiras da web. Para além da internet, o trocadilho chegou longe: Haddad teve seu rosto estampado em um outdoor em um painel da Times Square, um dos locais mais icônicos e movimentados de Nova York, nos Estados Unidos.
Na imagem, o ministro da Fazenda aparece como o super-herói Tocha Humana, super-herói Marvel. Acima da foto do político, os dizeres: 'taxa humana'. O flagra foi compartilhado no X (antigo Twitter).
Apesar de ter pegado mal as últimas decisões do ministro da Fazenda e gerar toda essa comoção nos internautas, o PT afirma não estar preocupado com os memes.
"Não vai pegar", afirmou à Folha de S. Paulo o secretário de Comunicação do partido, Jilmar Tatto, que acrescentou que o Haddad “está fortalecido”. Segundo ele, o ministro ficará conhecido como "aquele que desonerou", citando a isenção do Imposto de Renda e cashback.