BRASÍLIA - A reunião sobre as medidas de corte de gastos para reequilibrar as contas públicas convocada pela Casa Civil para ocorrer às 16 horas no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 5, foi antecipada em cerca de duas horas, começando às 14h10.
Participam do encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Carlos Lupi (Previdência), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão), além de representantes do INSS, Dataprev e Serpro.
Os ministros que compõem a Junta de Execução Orçamentária (JEO) - Haddad, Tebet, Dweck e Costa - voltarão a se reunir às 16h com as pastas da Educação, da Saúde e do Trabalho, segundo apurou o Estadão/Broadcast.
Os titulares desses ministérios - Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação) e Luiz Marinho (Trabalho) - estiveram nesta segunda-feira com a equipe econômica e o presidente Lula para tratar do plano de corte de gastos. Para o encontro desta terça, programado para as 16h, não há previsão de Lula participar.
Também na segunda-feira, Haddad afirmou que o governo está na "reta final" da elaboração das medidas e que há várias definições adiantadas.
A Fazenda divulgou uma nota após a reunião da segunda-feira entre presidente e equipe, em que relatava que "o quadro fiscal do País foi apresentado e compreendido, assim como as propostas em discussão" e que, nesta terça, outros ministérios seriam chamados pela Casa Civil para que também pudessem opinar e contribuir em relação às medidas de corte de gastos.