A MMX, mineradora do grupo de Eike Batista, informou nesta segunda-feira que desconhece qualquer requerimento de falência, em resposta a uma publicação atribuindo tal pedido à Vision Engenharia e Consultoria Ltda.
"A MMX não tem conhecimento a respeito de tal requerimento de falência, pois não recebeu citação em nenhuma ação judicial desta natureza", disse a empresa em documento ao mercado. A empresa de mineração afirmou ainda que tomará medidas legais pertinentes para tornar improcedente qualquer eventual pedido desta natureza.
"A MMX esclarece que a MMX Sudeste Mineração S.A. tomará as medidas legais pertinentes quando receber eventual citação em questão com objetivo de obter julgamento de improcedência de pedido falimentar, em razão de entender ausentes os pressupostos processuais de um pedido desta natureza".
Em meados de outubro, a empresa informou que o empresário Eike Batista cedeu o controle do Porto do Sudeste - o mais importante ativo da MMX - para a trading holandesa Trafigura Beheer e para o fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala, em um acordo de US$ 996 milhões que tira dívidas de suas mãos e assegura novo investimento no porto.
Pelos termos do acordo, a Trafigura e o Mubadala , o maior credor individual de Eike, terão uma participação de 65% na MMX Porto Sudeste, um porto em construção que está programado para começar a operar em meados de 2014.