Santa Rita do Sapucaí, município de Minas Gerais, abriga oito aplicativos de transporte de passageiros criados por moradores locais. A cidade é reconhecida como 'Vale da Eletrônica' por suas instituições de ensino e incubadoras de empresas de base tecnológica.
Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, convive com uma realidade bem diferente da maioria das cidades brasileiras no quesito mobilidade urbana. Conhecido polo de formação tecnológica, o município não tem dado vez para o crescimento da Uber e 99, aplicativos de transporte que estão presentes nas grandes cidades brasileiras.
No município de 40,6 mil habitantes há pelo menos oito aplicativos de transporte que disputam a preferência dos passageiros. São iniciativas de moradores que já atuavam como motoristas de aplicativos, mas decidiram criar seus próprios apps em busca de maiores ganhos.
"Decidi criar um aplicativo local para que a população tivesse opção de mobilidade, além do transporte público e dos táxis. Começamos em 2020, com 15 motoristas, e atualmente somos 30, atuando também em cidades vizinhas, como Brazópolis e São Gonçalo do Sapucaí", conta ao jornal O Globo Christian Trentini, fundador da Mobi Vale.
Além do Mobi Vale criado pelo Trentini e dos gigantes nacionais Uber e 99, para os moradores de Santa Rita do Sapucaí, as opções de aplicativos de corrida incluem: Klick Driver, Cooper Driver, Sandicar, Tchepcar, Vale Driver, Camaleon Car e Vamuuai.
Cidade tecnológica
Empreender utilizando tecnologia e inovação faz parte do DNA da população de Santa Rita do Sapucaí. O município ficou conhecido como Vale da Eletrônica por suas instituições de ensino voltadas para o setor e as várias incubadoras de empresas de base tecnológica. A urna e a tornozeleira eletrônicas, por exemplo, são invenções do município.