Halfina Eddy-Evans, uma moradora do País de Gales, revelou como jogou fora uma fortuna de 569 milhões de libras (cerca de R$ 4,1 bilhões, na cotação atual) em bitcoins do seu ex-namorado James Howells. Ele entrou com uma ação na Justiça para tentar vasculhar um aterro sanitário na tentativa de encontrar o material.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo Halfina, foi o próprio ex-companheiro que pediu para ela jogar fora "o lixo dele". "A parte do computador tinha sido descartada em um saco preto junto com outros pertences indesejados e ele me implorou para levá-la embora, falando 'há um saco de lixo aqui para ser levado para o lixão'", contou ela ao Daily Mail.
"Eu não tinha ideia do que havia nele, mas relutantemente o deixei no lixão local no caminho para casa depois de ir à escola. Eu pensei que ele deveria estar fazendo suas tarefas, não eu, mas fiz isso para ajudar. Perder não foi minha culpa", acrescentou.
O HD com a chave que dava acesso às bitcoins de James, no entanto, estava no saco preto, de acordo com a mulher. O material teria sido jogado no lixo há cerca de nove anos, quando o casal terminou a relação.
Em 2009, James teria acumulado cerca de 8 mil criptomoedas, mas deixou isso de lado. Ele só voltou a querer saber onde estava esse HD anos depois ao descobrir a fortuna que valia. Ele já pediu várias vezes ao Conselho de Newport, no País de Gales, para revirar o aterro sanitário em busca do item e prometeu a doação de 10% da fortuna para o município caso o ajudem.
O Conselho, porém, recusou e disse que "esse trabalho teria um enorme impacto ambiental negativo. James então entrou com um processo contra o órgão acusando a autoridade local de "reter sua propriedade sem o consentimento dele". Uma primeira audiência está marcada para o dia 3 de dezembro.
"Espero que ele encontre, não que eu queira um centavo do dinheiro dele, mas isso vai calá-lo!", disse Halfina ao jornal. Ela e James têm dois filhos juntos.