Oferecimento

Multifranqueados aceleram expansão das redes de franquias 

Donos de mais de uma franquia tornam-se peças-chave pro franchising brasileiro

29 set 2022 - 06h10
Foto: Pressfoto / Freepik

Se ter uma franquia se tornou uma boa opção de negócio no Brasil em 2022, ter mais de uma franquia pode ser um negócio melhor ainda. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que 82,9% das redes de franquias no país contam com multifranqueados, ou seja, donos de mais de uma loja da mesma marca. 

Na prática, os multifranqueados acabaram se tornando peças-chave no plano estratégico das franqueadoras para continuarem a expandir sua base de atuação. E para isso elas não poupam esforços, com facilidades financeiras, como o parcelamento da taxa de franquia e dos equipamentos, além de parcerias com instituições bancárias que concedem condições diferenciadas. 

Publicidade

Crescimento do time dos multifranqueados

A parcela dos empreendedores que apostam em mais de uma franquia cresce de acordo com o segmento de cada franquia. Na Casa de Bolos, por exemplo, rede no segmento de bolos caseiros com mais de 400 unidades espalhadas pelo país, o time de multifranqueados é de cerca de 65%.

Já na Anjos Colchões & Sofás, especializada em colchões e estofados, a base de multifranqueados gira em toro de 52% e aposta nesse time para chegar a 500 lojas até 2025. Atualmente, são mais de 270 em 21 estados brasileiros e no Paraguai. 

Em alguns casos, os multifraqueados respondem pela imanesa maioria o negócio. É o caso da Pizza Prime, rede brasileira de pizzarias, com mais de 70 unidades distribuídas em 10 estados, em que o time de multifranqueados é composto por 85% dos empreendedores da rede. 

Também com parcela imensa de 79% de multifranqueados, a Yes! Cosmetics atua no segmento da beleza com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios. Em 2016, a Yes! entrou no franchising e já tem mais de 100 unidades franqueadas em todo o Brasil.

Publicidade

Das lavanderias para o segmento da saúde

No segmento de lavanderias self-service no país, a Lavô possui mais de 450 unidades espalhadas pelo Brasil e pretende, até o fim do ano, contar com seu time de 50% de multifranqueados para atingir a marca de 750 lojas. 

Já no segmento da saúde, a OdontoCompany, rede de clínicas odontológicas com mais de 2 mil unidades vendidas, 40% delas estão nas mãos de franqueados que possuem mais de uma operação.

Em um campo que exige um foco muito maior no empreendimento, a CredFácil, franquia que atua desde 2004 no ramo de empréstimos e financiamentos, conta com 20% dos seus franqueados com mais uma operação.

Com uma porcentagem um pouco maior, a CleanNew, franquia especializada em higienização e blindagem de estofados, tem 38% multifranqueados ― inclusive com operações no Exterior. 

Publicidade

Outra marca que também aposta neste sistema para expandir é o Pello Menos, rede em depilação indolor e sem hora marcada do Brasil. Há mais de 20 anos no franchising, a franquia já conta com mais de 45 unidades entre Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, sendo 16% dos franqueados donos de mais de uma loja.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se