Golpistas usam imagem e voz de William Bonner para divulgar site suspeito

No vídeo, a imagem do apresentador era usada para divulgar um site forjado, feito para parecer ser do governo federal

18 out 2024 - 08h52
(atualizado às 08h58)
Resumo
Golpistas usam Deepfake com voz de William Bonner para divulgar site suspeito, oferecendo suposta indenização por vazamento de dados em nome do governo federal.
Imagem de William Bonner foi usada em um Deepfake
Imagem de William Bonner foi usada em um Deepfake
Foto: Reprodução/TV Globo

Golpistas estão usando imagens do apresentador William Bonner para divulgar um site suspeito. Os criminosos utilizaram da tecnologia Deepfake, adicionando a voz de Bonner criada por inteligência artificial a imagens reais dele.

A tentativa de golpe foi divulgada pelo Jornal Nacional, no programa de quinta-feira, 17. A emissora deu dicas de como perceber que um vídeo não é real. No caso do de Bonner, era possível perceber que o movimento dos lábios do apresentador estava descasado com o que ele dizia.

Publicidade

No vídeo, a imagem do apresentador era usada para divulgar um site forjado, feito para parecer ser do governo federal. Lá, quem clicasse teria direito a uma suposta indenização por vazamento de dados, mas para isso era preciso pagar um "imposto de saque". Aí que estava o golpe.

Anteriormente, o governo federal chegou a publicar um guia informativo para que pessoas não caiam em golpes que simulam sites oficiais do governo. A instituição informa que o único meio oficial de comunicação com a população é através do portal Gov.BR, assim como todas as formas de ressarcimento e benefícios estarão disponíveis ali.

"Você recebeu alguma mensagem que te oferece algo muito interessante? Avalie melhor. Essa é a dica número um da internet. E quando se trata de Governo Federal, você pode contar com o Portal Gov.BR. Logo na primeira página, um espaço de pesquisa pergunta “O que você procura?”. Caso você receba alguma mensagem mencionando algum órgão do governo ou ministério, você pode procurar aquela informação diretamente no site oficial do órgão. Todos eles possuem também espaço para pesquisa", alerta o governo federal.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações