As ações dos Estados Unidos encerraram a semana de negociações perto da estabilidade em uma sessão moderada nesta sexta-feira, com os índices S&P 500 e Dow Jones registrando quedas semanais, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq garantiu sua quarta semana consecutiva de ganhos.
A Broadcom previu uma receita trimestral que superou expectativas de Wall Street e previu um crescimento robusto na demanda por seus chips de inteligência artificial (IA) personalizados nos próximos anos. A perspectiva otimista impulsionou as ações da empresa, que subiram 24%, fazendo com que sua capitalização de mercado ultrapassasse 1 trilhão de dólares pela primeira vez.
As ações de chips seguiram direções mistas, com a Marvell Technology, rival da Broadcom, avançando 10,8%, enquanto a Nvidia, líder em IA, fechou em queda de 2,2%. Mas o índice de semicondutores subiu 3,2%.
"Neste momento, a venda da taxa de juros está ganhando", disse Jay Hatfield, presidente-executivo da Infrastructure Capital Management. "É bastante natural que as ações de valor e renda caiam quando as ações de tecnologia estão subindo."
As ações de tecnologia continuaram seu impulso de alta, levando o Nasdaq a ultrapassar a marca de 20.000 pela primeira vez na quarta-feira. A alta foi ainda mais reforçada por um relatório de inflação em linha com estimativas, que solidificou as expectativas de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros do Federal Reserve em sua reunião na próxima semana.
As apostas dos operadores sobre o corte na reunião do banco central norte-americano de 17 e 18 de dezembro estão próximas de 97%, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME. Entretanto, elas indicam chances de uma pausa em janeiro.
O Dow Jones caiu 0,20%, para 43.828,06 pontos. O S&P 500 ficou estável em 6.051,09 pontos. O Nasdaq ganhou 0,12%, para 19.926,72 pontos.
Wall Street moderou-se na sessão passada após ganhos recentes e alguns dados econômicos fortes antes da reunião do Fed, levando os índices S&P 500 e Dow a registrarem perdas semanais. No entanto, o Nasdaq terminou a semana em alta.