Que a cerveja é uma das paixões nacionais não é novidade alguma. Segundo dados levantados pelo Ibope Inteligência, 64% dos brasileiros escolhem a cerveja para momentos de comemoração. O Dia da Cerveja Brasileira é celebrado no dia 5 de junho, próxima sexta-feira, e o Terra mostra algumas opções para empresários que desejam abrir uma franquia nesse segmento. O investimento inicial pode variar de R$ 79 mil a R$ 300 mil, e o faturamento mensal, de R$ 25 mil a R$ 250 mil.
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Normalmente, as marcas presentes no mercado têm como foco as cervejas especiais, também conhecidas como artesanais ou premium, que leva 100% de malte em sua composição. De acordo com o sommelier de cervejas e proprietário da rede de franquia Mestre-Cervejeiro.com, Daniel Wolff, essa vertente não representa nem 1% do mercado de cervejas brasileiro, mas cresce cerca de 40% ao ano.
Criada em 2004, a Mestre-Cervejeiro.com tem cerca de 600 rótulos de cervejas nacionais e internacionais e está presente em 15 cidades do Brasil. Atualmente, a empresa tem 36 franquias e prevê a abertura de mais 20 nos próximos quatro meses. O investimento inicial para uma franquia da marca varia de R$ 99 mil a R$ 128 mil, e o faturamento médio mensal, de R$ 25 mil a R$ 45 mil, segundo a empresa.
Apaixonado por cerveja, Daniel criou a marca com a intenção de divulgar a cultura da cerveja nacional. "Foi muito mais paixão do que razão. Eu não tinha estudo do mercado, o aprendizado foi consequência da minha paixão. Eu queria falar de cerveja, divulgar essa cultura. Comecei a trabalhar nas redes sociais, sem pensar direito, e meu resultado foi espontâneo", conta.
O sommelier destaca que o consumidor de cerveja artesanal sempre procura rótulos diferentes. "Existe uma cerveja preferida, claro, mas não o costume de tomar sempre a mesma. A cada visita, o consumidor pede uma que nunca provou. Isso é bem bacana", afirma.
Segredo do sucesso
A paixão pela cerveja também foi essencial para despertar o interesse do ex-funcionário público Thales Haddad, 39 anos, dono de duas franquias da marca Mr. Beer, especializada em cervejas especiais. Mesmo sem nenhuma experiência no mundo do empreendedorismo, ele resolveu apostar no produto.
Para Haddad, o grande ponto é que a cultura da cerveja artesanal ainda é incipiente no Brasil. “Comparado a outros países, o mercado brasileiro ainda é muito pequeno. Ele está em expansão e cada dia mais prova que tem muito potencial para crescer. Quem busca cervejas especiais está atrás de novas experiências, tem interesse por novidades, então a fidelidade é muito grande”.
Ele conta que está satisfeito com o retorno obtido e diz que o segredo do sucesso no ramo das franquias de cervejas é estudar e se aprofundar no assunto. O investimento inicial de uma franquia da redes é de R$ 120 mil cada e o faturamento médio mensal de cada ponto gira em torno de R$ 40 mil, segundo ele.
Atrativos do mercado
Para o coordenador do Cômite de Alimentação da ABF, João Baptista, o ramo cervejeiro tem um potencial de mercado gigante. Ele aponta como causa para o crescimento desse mercado no Brasil a curiosidade do consumidor e o atrativos de marketing dos empresários que trabalham no ramo. "O setor premium das cervejas artesanais veio ao encontro da necessidade de um público específico por novidades com um diferencial. Muitos restaurantes começaram a desenvolver suas próprias cervejas justamente por causa desses consumidores".
Outro ponto que ele destaca é a profissionalização dos pequenos bares. "A Ambev teve a grande sacada de profissionalizar os botecos, levando gestão, capacitação e desenvolvimento de marketing. Isso ajudou na expansão do mercado cervejeiro e reforçou o potencial de crescimento desse segmento", diz.
A tendência também faz com que o mercado alcance áreas geográficas diversas. "Uma pesquisa dos últimos três anos mostrou o grande avanço econômico do Norte e Nordeste. Essas regiões estão passando por um processo de expansão de redes. É importante [o empresário] ficar atento", aconselha o especialista.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produção de cerveja. Em 2013, foram produzidos 14 bilhões de litros, quantidade inferior apenas à registrada nos Estados Unidos e na China.
Veja algumas opções de franquias de cervejas
Mr. Beer
Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil (quiosques de 4 a 6m2), a partir de R$ 144 mil (quiosque de 9m2), R$ 158 mil (quiosque de 12m2) a R$ 256 mil para uma loja de até 80m2 (já incluso taxa de franquia e primeiro estoque)
Taxa de franquia: R$15,000 (microfranquia) e R$ 35,000 (demais modelos)
Faturamento médio mensal: entre R$ 33 mil (quiosques de até 4 a 6m2) e R$ 62 mil (quiosques de 12m2 e lojas de shopping ou rua)
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Site: www.mrbeercervejas.com.br
Mestre-Cervejeiro.com
Investimento inicial: R$128.000 (loja de rua) / R$ 99.000 (quiosque)
Taxa de franquia: R$ 25.000
Faturamento médio mensal de cada franquia: R$ 25.000 a R$ 45.000 (de acordo com o ponto -- média mensal 1º ano)
Prazo de retorno: 18º ao 22º mês
Site: http://www.mestre-cervejeiro.com/
Confraria Paulistânia
Investimento inicial: R$ 300.000,00 - contempla capital para instalação + taxa de franquia + capital de giro
Faturamento: R$ 150.000,00
Tempo de retorno: 20 meses
Site: https://www.facebook.com/ConfrariaPaulistania?rf=517441958272100
Beer Code
Investimento inicial: R$ 83 mil a R$ 101 mil + capital de giro
Taxa de franquia: R$ 18 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Site: beercode.com.br
Chopp Germânia
Investimento total: R$ 250.000,00 a 500.000,00
Taxa de franquia: Isento
Faturamento médio mensal: R$25.000 até R$250.000
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Site: http://choppgermania.com.br/
Cervejaria Devassa
Investimento inicial: Por uma questão de estratégia de mercado, não divulgamos esse tipo de informação.
Taxa de franquia: Cervejaria Devassa: 95.000,00 e Mini-cervejaria Devassa: 75.000,00
Prazo de retorno: Tanto para a Cervejaria Devassa quanto para a Mini-cervejaria Devassa, o prazo médio de retorno é de 36 a 48 meses.
Faturamento médio mensal: Por uma questão de estratégia de mercado, não divulgamos esse tipo de informação.
Site: http://www.cervejariadevassa.com.br