O novo ministro dos Transportes, Renan Filho, disse nesta terça-feira, 3, que o transporte contínuo em rodovias é insustentável e o caminho para resolver isso é a ampliação da malha ferroviária, defendendo a participação da iniciativa privada nesse processo.
Em seu discurso na cerimônia de transmissão de cargo, Renan Filho disse que as estradas do país estão sobrecarregadas e os investimentos nelas são insuficientes.
Segundo ele, o ministério buscará ampliar a participação das ferrovias como matriz do transporte junto com a iniciativa privada.
Renan Filho repetiu que nos próximos 15 dias irá apresentar um plano para 100 dias.
Biografia
José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, mais conhecido como Renan Filho, vai comandar o Ministério dos Transportes no governo Lula. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 29. Renan Filho, de 43 anos, é filiado ao MDB e foi eleito senador pelo Estado de Alagoas nas últimas eleições, com 845.988 votos (56,92% dos votos válidos). O político é filho de Renan Calheiros, quadro histórico do partido e também senador.
Economista de formação, Filho foi governador de Alagoas por dois mandatos consecutivos (entre 2015 e 2022); foi deputado federal, eleito em 2010; e prefeito de Murici, na Zona da Mata Alagoana, entre entre 2004 e 2010.
*Com informações do Estadão Conteúdo.