O novo Terra foi tema de apresentação durante o Adobe Summit, em Salt Lake City (EUA), nesta quarta-feira. A plataforma de conteúdo renovada já está em operação, mas não aparece ainda para todos os usuários, o que acontecerá em 31 de março simultaneamente no Brasil, México e Estados Unidos. O CCO do Terra, Roni Cunha Bueno, mostrou detalhes do processo de reinvenção a jornalistas e especialistas de marketing em uma sessão focada na América Latina, que contou com apresentações de outras duas empresas brasileiras: Nova Pontocom e AgênciaClick Isobar.
Desenvolvido ao longo de dez meses, o novo Terra torna possível a personalização das páginas de acordo com as preferências de cada perfil de usuário e com aquilo que é mais relevante a ele. A segmentação é possível a partir de informações de navegação de cada leitor, suas preferências e localização, com ajuda do Adobe Analytics e Audience Manager. Ou seja, cada leitor terá uma página de entrada específica, segundo Roni.
De acordo com ele, a mudança foi baseada na ideia de que as empresas mais modernas e competitivas se adaptam ao perfil de seu consumidor. No novo Terra, cada usuário poderá logar com seu perfil de redes sociais e customizar sua página com informações como seu signo e time de futebol. A personalização da página dará destaque ao conteúdo editorial e publicitário conforme o perfil de cada um, elevando o engajamento do usuário.
Em abertura gradual desde, 26 de fevereiro, quando foi apresentado em São Paulo, o novo portal de conteúdo já deu resultado. "O engajamento já dobrou, tanto com conteúdo, como publicidade. Acreditamos que podemos chegar a triplicar. Eu venho de varejo, então sei o quanto você pode crescer se entregar personalização", explicou Roni. "Até então, entregávamos o que era mais popular, para a maioria, mas cada pessoa é diferente."
Entre as novidades do novo Terra, está o novo formato da página, agora apresentado em "cards", divididos em colunas, que se adaptam a todos os tamanhos de tela. Ou seja, o leitor poderá ter a mesma experiência no tablet, smartphone ou no computador. Os anúncios publicitários são mesclados na distribuição da página personalizada do usuário. Assim, cada anunciante pode veicular campanhas diferentes para cada perfil, de acordo com sua estratégia de marketing.
Brasil em alta
Outros dois cases mostrados na sessão do Adobe Summit, evento que reuniu nesta quarta-feira 7 mil pessoas, também são brasileiros. A Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico que surgiu da associação entre Pão de Açúcar e Casas Bahia, conseguiu elevar as conversões de vendas com ferramentas de análises de dados de visualizações e comportamento do consumidor nos sites CasasBahia.com.br, Extra.com.br, Pontofrio.com, Barateiro.com e Partiu Viagens.
Um exemplo de como é possível perceber oportunidades a partir da análise de dados, a empresa notou que alguns modelos de televisores eram vendidos mais em São Paulo do que em Belo Horizonte, embora as visualizações dos produtos nos sites fossem similares nos dois Estados. A partir daí, eles promoveram ações com incentivo de frete na região de Minas Gerais e as vendas dispararam, equilibrando as duas margens de informação.
A AgênciaClick Isobar mostrou como foi feita a renovação do site da montadora Fiat para elevar o número de clientes que fazem a pesquisa e depois vão para a concessionária, também por meio de personalização. Neste caso, os internautas foram divididos entre homens, mulheres e B2B (empresas). A mudança proporcionou um crescimento de 70% no número de veículos montados pelo site e gerou 93 mil "leads", quando o usuário vai até a loja para ver o veículo ao vivo.
O jornalista viajou a convite da Adobe.