Empresa de desenvolvimento imobiliário lança maior projeto do Paraná baseado no novo urbanismo, que oferece moradia, trabalho e lazer no mesmo lugar.
A BairrU, empresa de desenvolvimento e crédito imobiliário, lança oficialmente o PARC Autódromo, maior projeto imobiliário do estado do Paraná. Com VGV estimado em R$ 5 bilhões, o bairro-parque está localizado em Pinhais, onde funcionava o Autódromo Internacional de Curitiba, e conta com a assinatura do urbanista Jaime Lerner, o responsável por tornar Curitiba referência mundial em mobilidade e sustentabilidade.
A fórmula baseada no novo urbanismo, que já é tendência na Europa e vem ganhando força no mercado imobiliário nacional, reúne moradia, trabalho e lazer no mesmo lugar e a curta distância de um local ao outro. Com uma dose de sofisticação arquitetônica, paisagismo, alta tecnologia, infraestrutura completa de serviços e conceito de ocupação do espaço urbano, o projeto foi criado para servir tanto aos 10 mil novos moradores quanto à comunidade do entorno.
“Estamos orgulhosos e felizes em anunciar essa grande novidade para Curitiba. Realizaremos o grande sonho do Jaime de ter um bairro para as pessoas com o conceito de morar, trabalhar e viver bem em um só lugar. Esse projeto deve se tornar uma referência no mercado imobiliário mundial”, destaca Fernando Bau, CEO e fundador da BairrU.
O projeto
O projeto é fundamentado nos princípios de caminhabilidade, diversidade de uso, valorização das áreas públicas e de convívio e sustentabilidade. Com foco na mobilidade urbana, o PARC Autódromo foi planejado para que tudo esteja ao alcance de uma caminhada. Está localizado a 15 minutos do centro da capital, a 10 minutos do Jardim Botânico e a 25 do Aeroporto Internacional de Curitiba, e é próximo a hospitais, shoppings e escolas de referência.
Com área de 560 mil metros quadrados, dos quais 130 mil m² (cerca de 20 campos de futebol) são de áreas verdes e de lazer, o espaço mescla também áreas de uso residencial, comercial e serviços, além da área pública. O bairro-parque será construído em uma área privada que foi adquirida há mais de seis anos na Grande Curitiba. A maior parte desta área será dedicada ao uso residencial e à área comercial, que incluirá um shopping a céu aberto, com mais de 200 lojas.
O novo eixo comercial do PARC Autódromo englobará farmácias, padarias, supermercados, escolas, lojas de departamento, clínicas e consultórios, além de um hub de inovação e ecossistema criativo. Entre as opções de lazer estão: parque com lago, arena esportiva multiuso, academia, playgrounds, áreas para pets e um mercado gastronômico, além dos 4 km do circuito do autódromo que foram preservados para práticas de ciclismo e corridas.
O empreendimento terá mais de 40 torres residenciais e corporativas, além de 300 terrenos para casas. O projeto tem também a chancela do selo internacional de sustentabilidade LEED, reconhecimento internacional que estimula o mercado de construções sustentáveis.
Inspirado pelo conceito de moradias sem muros e da integração urbana, o bairro possui um sistema de segurança baseado em tecnologia, com reconhecimento de pessoas e veículos, cercamento virtual do perímetro com barreira de câmeras termográficas, câmeras multisensores e totens de segurança. Além disso, há rondas motorizadas de segurança 24 horas e uma central de controle operacional que também funciona em tempo integral.
“Todo o planejamento e a criação do bairro foram focados em oferecer um conjunto de modernidade, segurança e proporcionar um novo estilo de vida para os moradores, inspirado nas melhores cidades do mundo. Estamos transformando essa visão em realidade com o PARC Autódromo”, finaliza Bau.
O PARC é a principal criação urbanística da BairrU ao longo de seus sete anos de existência. A empresa curitibana, que conta com mais de 50 empreendimentos em quatro estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo), atua com desenvolvimento urbano e investe também no financiamento imobiliário.