Gamificação é um termo que adaptamos do inglês “gamification”, para o uso de técnicas baseadas em jogos que incentivam o aprendizado, engajam e motivam equipes através de tarefas ou desafios, de forma mais estimulante, divertida e prazerosa.
Nas empresas, esse método lúdico para estimular colaboradores através de jogos, vem conquistando cada vez mais líderes de equipes e de Recursos Humanos.
Um novo conceito?
Na verdade o conceito da gamificação existe desde 1970 quando era associado a programação e desenvolvimento de softwares, mas vários autores atribuem o termo ao programador britânico Nick Peeling - 2002, que defendia a ideia de que conceitos e mecânicas do mundo dos games poderiam ser aplicadas ao contexto do mundo real, motivando as pessoas a solucionar problemas.
A gamificação como estratégia nas empresas ganhou força em 2010 na criação de sistemas de conquistas e recompensas. Empresários mais antenados com a tecnologia vislumbraram um mercado promissor onde poderiam utilizar a ideia dos jogos para promover maior interação entre serviços e consumidores.
Por que as empresas estão adotando a gamificação em suas estratégias?
Para entender melhor o porquê de as empresas se abrirem cada vez mais para a gamificação, precisamos entender a “nova” geração e seus hábitos.
Uma matéria do site MundoRH sobre a gamificação no período da pandemia, relata uma pesquisa encomendada pela BGS - Brasil Game Show juntamente com o Instituto Datafolha, onde o público gamer no Brasil representa mais de 67 milhões de consumidores de jogos eletrônicos.
Essa mesma pesquisa aponta um aumento do público feminino nesse universo de videogames, representado por 47% dos jogadores e ainda que a faixa etária dos fãs de games no Brasil é de 30 anos de idade.
A oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) apontou que 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais no período de isolamento social. Além disso, 72% da população do Brasil joga algum tipo de videogame.
Levando em consideração que esse público de gamers também está inserido no mercado de trabalho, fica mais fácil entender a adoção da gamificação pelas empresas, como estratégia em diversos setores.
Para que serve a gamificação e sua aplicabilidade nas empresas
Não se trata apenas de jogos, mas sim de realização de tarefas profissionais sérias e desafiadoras, promovendo a melhoria no desempenho e na performance dos colaboradores, por meio de um método revolucionário gamificado.
Ao perceber que os jogos fazem parte da rotina de muitos adultos atuantes no mercado de trabalho, algumas empresas implementaram a gamificação com diversas aplicabilidades. Veja algumas delas:
- • Treinamentos de equipes
- • Eventos corporativos
- • Campanhas de incentivo
Como em todo jogo, é importante estabelecer regras, metas claras e recompensas por pontuação.
Exemplos de jogos corporativos
- • Quizzes
- • Pontuação
- • Jogos avaliativos
- • Ranking
Como funciona para os colaboradores
Importante ressaltar que a funcionalidade dessa técnica de gamificação está relacionada à participação voluntária, sendo destacados três aspectos que atraem o ser humano:
- • A cooperação
Cooperação tem relação direta com engajamento, além de gerar uma satisfação pessoal interna, tanto para quem coopera quanto para quem recebe a ajuda.
A cooperação cria laços entre os colaboradores que sabem que precisam se ajudar mutuamente para alcançar um objetivo. Isso gera aproximação e consequentemente, o engajamento entre as equipes e consequentemente com a marca.
- • A competitividade
Competitividade está no sangue de qualquer ser humano, seja em pequena ou grande intensidade. É como uma força motriz que impulsiona os colaboradores a batalharem por uma posição melhor.
E em se tratando de jogo, passar para outra fase! Isso pode significar, uma premiação e até uma promoção de cargo. No entanto, trata-se de uma competitividade saudável e mais humanizada.
- • A recompensa
Jogar só tem sentido se for para ganhar. Essa história de que o importante é competir, ficou lá na nossa infância. rsrs
Brincadeiras à parte, mas é uma grande verdade para os gamers. Em um jogo de videogame, por exemplo, o passar de fase já é um ganho, quanto mais na gamificação corporativa que motiva o colaborador a lutar pela vitória. E vitória significa obter uma recompensa.
De acordo com um levantamento da ResearchAndMarkets.com - via economiasc.com -, a produtividade das equipes aumenta em 90% com a implementação da gamificação, junto com a conscientização das metas do grupo que aumentam em 86%.
Como funciona para as empresas
Como via de mão dupla, a gamificação estimula a participação dos colaboradores, enquanto as empresas esperam por bons resultados, alcance de metas e objetivos, melhoria de desempenho e, obviamente, por lucro!
A gamificação é uma excelente estratégia, pois pode ser aplicada em todas as áreas, seja para treinamentos de equipes, eventos e campanhas.
A exemplo de usabilidade 100% on-line, a PlayerUm desenvolveu um Web App para a Convenção Anual da GSK que contou com cerca de 80% de participação, registrando uma taxa recorde de engajamento. Com dinâmicas interativas e sociais, o resultado gerou mais de 20 mil reações às mais de 2.500 postagens dentro dos 4 dias de evento.
Cases de sucesso
- 1. Domino’s
Referência no segmento alimentício, a Domino’s Pizza está presente em vários países. Pensando em manter a motivação de seus colaboradores e a excelência no atendimento, a marca aderiu à gamificação com o método “Pizza Maker”, um treinamento que faz simulações para engajar colaboradores que são avaliados e recompensados por dominarem o menu e produzir pizzas com mais rapidez.
- 2. Cisco
Empresa transnacional especializada em softwares, a Cisco investiu em um programa global de treinamento para seus colaboradores, que ao longo de 46 cursos independentes, eram instruídos a desenvolver suas habilidades em mídias sociais. A gamificação desse treinamento garantia três níveis de certificação para os participantes: Especialista, Estrategista e Mestre. Nesse espírito competitivo, mais de 13 mil cursos foram realizados com mais de 650 colaboradores certificados.
- 3. Salesforce
Promovendo um clima de competição saudável entre os colaboradores, a Salesforce, empresa de software com foco em soluções de relacionamento entre empresas e pessoas (CRM), utilizou um aplicativo de vendas para ranquear o sucesso de seus vendedores que de forma intuitiva mostrava uma barra de progresso das equipes e exibia um guia de recompensas selecionadas pelos próprios colaboradores.
Vantagens da gamificação
Através de um método divertido, as empresas conseguem atrair a atenção dos colaboradores para uma nova forma de apresentar resultados.
Dessa forma, a gamificação passa a ocupar o lugar das competições frias e muitas vezes ultrapassadas tornando o processo mais envolvente para as equipes, promovendo:
- • motivação;
- • engajamento;
- • melhoria de performance;
- • retenção de talentos;
- • feedbacks em tempo real;
- • competição mais humana;
- • facilidade no aprendizado;
- • avaliação de desempenho individual e coletivo;
- • clima organizacional equilibrado;
- • reconhecimento e recompensa pelo empenho individual e coletivo;
- • humanização nos relacionamentos interpessoais;
- • aumento da produtividade;
- • lucratividade.
“A gamificação gera um ciclo positivo em que chama a atenção pela inovação; instiga e motiva pela competição; prende a atenção pela interatividade e gera resultados mensuráveis para controlar e seguir evoluindo, sempre! A chave para o sucesso está na facilitação e comodidade da jornada, desde o primeiro clique. E, se o projeto for bonito e tiver adequação ao público, os resultados são imbatíveis!”, diz Flávio Stoliar, CEO da startup PlayerUm.
Uma forma lúdica de motivação
A gamificação nas empresas é uma forma lúdica e estratégica que motiva colaboradores na melhoria de desempenho e performance para o alcance de resultados esperados pelas empresas.
Como uma via de mão dupla, o método tem atraído empresas que já pensam fora da caixa, através de seus líderes e gestores que vislumbram resultados a partir de uma visão mais humanizada sobre os seus colaboradores.
Se sua empresa busca uma alternativa para estimular o aprendizado, motivar, engajar colaboradores, a gamificação precisa fazer parte das suas estratégias de negócios.
Este artigo foi escrito primeiramente para o blog da Premmiar, plataforma digital de premiação e recompensas, empresa parceira do Homework.
(*) Laíze Damasceno é jornalista, escritora, LinkedIn Top Voice, especialista em conteúdo humanizado e fundadora do Marketing de Gentileza, empresa de consultoria, treinamentos e criação de conteúdo, que ajuda marcas a serem mais humanas, gentis, influentes e prósperas.