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O que o RH deve fazer para impulsionar a experiência do colaborador

Employee Experience: pesquisa confirma tendências para este ano de 2024

29 jan 2024 - 06h40
O que o RH deve fazer para impulsionar a experiência do colaborador
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Atrair, recrutar e reter talentos permanece sendo  um dos principais desafios para as empresas neste ano. De acordo com pesquisa realizada recentemente pela Qualtrics, plataforma global de gestão de experiência, a busca intensa por equilíbrio entre inovação e bem-estar está entre as principais tendências da experiência dos colaboradores em 2024.

O estudo envolvendo 36.872 participantes em 32 países e 28 setores, apontou a Inteligência Artificial (IA) como ponto central para inovar a gestão de talentos, enquanto se preserva o equilíbrio e a harmonia na força de trabalho.

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Ao todo, 53% dos entrevistados afirmam que a IA pode ser uma grande aliada no dia a dia. Os dados revelam ainda, que quanto mais engajado o profissional estiver com a cultura organizacional, mais confortável ele se sente em usar a IA na rotina de trabalho. 

Porém o desafio da implementação é intenso e exige uma análise sólida, além do envolvimento das pessoas nesse processo para a assertividade e bom uso da inovação.

A implementação da IA nas empresas exige estratégias para garantir o sucesso da adoção. Manter uma comunicação transparente sobre os objetivos da implementação da IA e como ela melhorará  as funções dos colaboradores é fundamental para eliminar a resistência e criar a confiança necessária, resultando em uma operação otimizada, vínculo organizacional fortalecido e uma transição para a era da inovação.

“Estamos vivenciando uma era de mudanças constantes na forma como encaramos o trabalho. À medida que a IA ganha cada vez mais espaço dentro das organizações, é crucial que os RHs construam uma cultura que inspire confiança e permita que os funcionários atinjam seu potencial total”, afirma Ricardo Nóbrega, sócio e diretor de vendas e marketing da Intelligenza IT.

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Além do uso de tecnologia de ponta, outras tendências terão destaques em 2024, segundo a pesquisa sobre “Experiência dos Colaboradores”. 

Uso de Inteligência Artificial

A IA fornece uma visão dos pensamentos, opiniões, preocupações e prioridades de seus funcionários. Mas o verdadeiro desafio em 2024 é compreender qual a melhor forma e onde implementá-la sem desestabilizar  a força de trabalho.

Embora as pessoas se sintam confortáveis em usar a IA para tarefas do dia a dia, como escrever (61%), assistência pessoal (51%) e consultas internas no espaço de trabalho (46%), elas preferem confiar ou se envolver com um humano para aspectos mais pessoais e subjetivos, como avaliações de desempenho de funcionários (37%) e entrevistas de emprego (29%).

Foco nas experiências dos colaboradores

A pesquisa identificou que de todos os grupos de colaboradores, 50% dos que estão na linha da frente estão insatisfeitos com seus salários e benefícios, 40% estão descontentes com o desenvolvimento de suas carreiras, e quase a metade (40%) não confia na sua liderança.

O entendimento desses desafios proporciona uma base sólida para implementar estratégias que visam melhorar a satisfação, o engajamento e a confiança dos colaboradores, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

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A fase de lua de mel do novo emprego acabou

De acordo com o estudo, o entusiasmo com o novo emprego não dura mais do que seis meses. Isso porque as experiências não estão alinhadas com as expectativas.

A liderança remota trouxe impactos culturais, pois as políticas e estruturas não foram concebidas em torno da forma como os colaboradores trabalham. Além disso, com equipes díspares, o time têm dificuldade em estabelecer ligações humanas e socializar, elementos-chave para garantir experiências positivas aos funcionários.

Uso de dados privados para comunicação profissional

Ao contrário da crença popular, os funcionários engajados estão dispostos a partilhar os seus dados privados de comunicações profissionais se essas informações capacitarem os líderes a melhorar as experiências dos colaboradores.

O estudo mostra que 80% dos entrevistados se sentem confortáveis com o fato de sua organização ver seus e-mails corporativos, já 72% não se importam com o fato da empresa ver mensagens diretas e 64% se sentem confortáveis com o fato das mensagens do grupo em espaços de trabalho digitais serem vistas pela gestão ou RH da empresa.

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Usar esses dados instantâneos para entender como os funcionários se sentem em um determinado momento pode antecipar uma mudança antes que o cenário se torne um  problema ou turnover.

Foto: Freepik / Montagem Homework

Jornada híbrida

Para os funcionários remotos, os principais benefícios de trabalhar fora do escritório são: um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, a capacidade de se concentrar em coisas fora do trabalho e melhoria da saúde mental. Mas, ao mesmo tempo, o trabalho remoto tem as suas deficiências: falta de ligação humana, dificuldade de colaboração e de novos colaboradores.

Segundo a pesquisa, um a três dias no escritório ou em casa levam às pontuações mais altas de experiência do funcionário em todas as métricas: engajamento, bem-estar, inclusão e intenção de permanecer.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

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