A primeira prévia do levantamento efetuado com a rede hoteleira fluminense filiada à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), divulgada hoje projeta estabilidade na ocupação para o feriado do Dia do Trabalho.
Na capital, a ocupação média é em torno de 55,20%. De acordo com a pesquisa, os bairros de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon apresentam o melhor desempenho, com cerca de 62% dos quartos ocupados.
O presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes, avaliou que, em função da proximidade com os feriados da Semana Santa, de Tiradentes e de São Jorge, comemorados em abril, os turistas não se sentiram motivados a visitar o estado do Rio agora. "Como em períodos de feriado e fins de semana, a movimentação de hóspedes corporativos é menor, não houve incremento para esta data", disse Lopes.
Já nas cidades do interior fluminense, devido a diversos eventos programados, segundo a Abih-RJ, a demanda se mostra mais aquecida, com a média de ocupação atingindo 76,37%. Os destinos mais procurados são os municípios de Paraty (100% de ocupação) e Angra dos Reis (90%), na costa verde; Conservatória (90%) e Vassouras (100%), na região do Vale do Café; além das cidades da região serrana, como Petrópolis e Teresópolis (80% de ocupação cada) e Nova Friburgo (85%).