Oferecimento

Pai do Super Mario chega aos 70 anos com R$ 40 milhões no bolso

O assombroso sucesso de “Super Mario Bros. O Filme” deixará o criador do personagem ainda mais rico

28 abr 2023 - 06h30
Shigeru Miyamoto e seu filho mais querido
Shigeru Miyamoto e seu filho mais querido
Foto: Nintendo / Divulgação

O sucesso de “Super Mario Bros. O Filme” é estrondoso. Próximo de alcançar a marca de US$ 1 bilhão (quase R$ 5 bilhões) de lucro em apenas três semanas de lançamento, o filme deve dar um salto significativo nas bilheterias porque nesta sexta (28) ele chega oficialmente aos cinemas do Japão e da Coreia do Sul. Já é o produto audiovisual mais visto no planeta em 2023.

Publicidade

O filme deixou ainda mais rico o criador do personagem icônico da Nintendo. Trata-se de Shigeru Miyamoto, que completou 70 anos e, antes do lançamento do filme, acumulava uma fortuna de US$ 40 milhões (quase R$ 200 milhões). Estima-se que esses números crescerão bastante após o sucesso histórico do filme.

Miyamoto é um designer de games e produtor nascido em Kyoto, Japão, que começou a trabalhar na Nintendo ainda nos anos 1970. Ele começou fazendo as artes de jogos como "Sheriff" e "Radar Scope", mas seu primeiro grande sucesso mesmo foi com o clássico "Donkey Kong". 

Inspirado no sucesso de “Donkey Kong”, ele criou os personagens Mario e Luigi para o primeiro “Mario Bros”. A partir daí, ele se tornou uma verdadeira lenda na criação de personagens e games de sucesso, como "The Legend of Zelda", "F-Zero", "Star Fox", "Pikmin" e "Wii".

Franquia mais vendida da história

“Mario” é a franquia de games mais vendida da história, seguida de “Wii Sports” ― ambas de Miyamoto. E tem mais: é dele também o clássico "The Legend of Zelda: Ocarina of Time", considerado o melhor design de game de todos os tempos.

Publicidade

Junto com sua esposa Yasuko, Miyamoto tem dois filhos e é extremamente reservado em sua vida particular, recusando sistematicamente convites para aparecer na TV.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações