O Papo Que Rende desta semana recebe Patrícia Santos, CEO e Fundadora da EmpregueAfro, principal consultoria de RH do Brasil focada em diversidade étnico-racial. No bate-papo com as apresentadoras Verônica Oliveira e Luciana Pioto, ela pontuou que dá para contar nos dedos os homens pretos e mulheres pretas que exercem autos cargos.
“Os desafios da inclusão não terminam na contratação. É aí que começa o rolê”, afirma.
Patrícia Santos conta ainda que seu maior orgulho é ter prestado serviço para metade das grandes empresas no País. Entretanto, avalia que ainda precisa alcançar novos patamares. “Falta mais consciência do povo preto para aspirar, de querer e, de não saber como lidar. E das empresas, de abrir as portas, de dar mais oportunidades, de acolher e de falar sobre tudo”, conclui.
"Sou a primeira da família que conseguiu estudar", diz Patricia Santos
Ao podcast, Santos detalhou que, por causa da estrutura racista da sociedade, ela foi a primeira da geração da família que conseguiu estudar. Para ela, a desigualdade só alcançará a equidade com ações afirmativas e isso, pode não ser em curto prazo.
“Minha vó fugiu da fazenda onde ela era escravizada, com 6 filhos vivos. Minha mãe começou trabalhar com 12 anos como empregada doméstica. Meu pai era metalúrgico e se aposentou. A gente tem de criar estratégias e chegar nos cargos de poder e isso vai demora um pouquinho”, afirma.
“Para empreender precisa descobrir quem você é"
A empresária afirma também que é preciso fazer exercícios de autoanálise, antes de empreender. “Vai estudar, fazer faculdade, aí você descobre o que é verdadeiramente a sua paixão”, conclui. Patricia conta ainda que, a ‘experiência no mundo corporativo’ pode fortalecer o conhecimento e dar subsídios para abrir um negócio.
Assista:
Original do Terra, o Papo Que Rende é um programa semanal, apresentado pela colunista Verônica Oliveira e pela jornalista Luciana Pioto, que vai ao ar toda quarta-feira.