É necessário para os empreendedores não somente aumentar a receita, mas otimizar os custos e observar aspectos financeiros e operacionais para não perder dinheiro e gerar lucros.
Todo empresário quer que seu negócio cresça e que os lucros aumentem, porém, em muitos casos, o caminho que ele busca para isso é ir atrás de mais clientes, deixando de prestar atenção a pontos importantes da gestão.
Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, tão importante quanto fazer dinheiro é não perder dinheiro nos negócios.
“Para ter sucesso financeiro em um negócio, é fundamental não apenas focar em aumentar a receita, mas também em otimizar os custos e a gestão”, explica.
De acordo com o executivo, além de buscar mais clientes, o empresário também precisa analisar custos invisíveis que fazem com que ele perca dinheiro, como as faltas dos funcionários e os impostos pagos mensalmente.
“Muitas vezes, falta clareza aos empresários sobre qual é o melhor enquadramento tributário para sua empresa e como gerenciar eficientemente seus recursos”, exemplifica.
Não é só vender mais e mais...
Para o executivo, é normal que o empreendedor acredite que precisa apenas vender mais serviços para mais pessoas, porém, ao mesmo tempo, ele deixa de olhar para seus funcionários, para os custos invisíveis e para o absenteísmo, que é quando um funcionário está faltando direto e gerando custos para a empresa.
“Muitas vezes, ele nem está olhando para o imposto que paga todos os meses. Será que é o melhor enquadramento tributário? Isso é falta de clareza na gestão”, avalia.
O vice-presidente do SERAC também ressalta que não perder dinheiro é uma forma do empresário fazer dinheiro.
“É crucial para o empresário investir em educação e desenvolver uma compreensão sólida dos aspectos financeiros e operacionais de seus negócios, já que se ele melhora a gestão, naturalmente sobra mais”.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.