O índice de intenção de consumo das famílias na cidade de São Paulo caiu 2% em março na comparação com o mês imediatamente anterior, ao atingir 122,9 pontos, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
No comparativo com março do ano passado, o recuo foi ainda maior, com variação de -5,2%. De acordo com a FecomercioSP, entre as justificativas para a redução do interesse está o término do período de promoções de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis no começo do ano. A inflação em níveis elevados também foi lembrada pela federação.
A pesquisa analisou o perfil dos consumidores por faixa de renda. As famílias com até dez salários mínimos mensais registraram indicador de 121,9 pontos, enquanto as famílias com mais de dez salários mínimos por mês tiveram índice de 125,8 pontos – situação que não ocorria há dez meses.
Nos próximos meses, a expectativa da Federação é negativa para o índice, que deve se aproximar da menor pontuação histórica, de 120,3 pontos, registrada em agosto de 2009.