O mercado de trabalho está começando a olhar mais para as mulheres. É o que indica uma pesquisa realizada pela Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital. A análise revela que 68% das vagas em 2022 foram preenchidas por mulheres.
Além disso, enquanto em 2021 53% dos cadastros eram de mulheres, em 2022 esse número subiu para 61%. Os dados levantados são com base nas contratações realizadas na própria plataforma.
“É evidente que ferramentas digitais têm ajudado as mulheres a terem acesso ao mercado de trabalho. Se analisarmos desde o ponto de vista racial, das pessoas contratadas que informaram sua autodeclaração no nosso sistema, 36% são mulheres negras. Esse número mostra que apesar do longo caminho que essas profissionais precisam percorrer, conseguimos ver um avanço para todo o mercado de trabalho”, analisa Ana Correa, diretora de produto da Taqe.
Renda familiar das pessoas contratadas
O levantamento analisou ainda a renda familiar das pessoas contratadas, apontando que em 2022, quase 50% tinham renda de até 1 a 3 salários mínimos, destes mais de dois terços (72%) são mulheres. No total de mulheres com renda entre 1 e 3 salários mínimos, 54% são pretas.
“Na Taqe, por exemplo, as mulheres compõem 64% da equipe, 50% da diretoria, 66% da equipe fundadora na operação e 57% das lideranças da empresa. Isso reflete totalmente na nossa cultura, valores e principalmente nosso propósito: gerar oportunidades para as pessoas”, finaliza Ana Correa.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.