A Petrobras está prestes a perder mais uma posição importante entre as maiores empresas brasileiras.
A estatal petrolífera, que liderou o ranking das maiores empresas do Brasil na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), estaria empatada com o Banco Bradesco na terceira colocação, atrás de Ambev e Itaú.
No pregão da última sexta-feira, a Petrobras recuperou-se apesar das perdas iniciais e de uma nova queda do petróleo no mercado externo. O Bradesco também valorizou-se na sessão, em 2,2%.
De acordo com a Economatica, firma especializada em análise de investimentos, Bradesco e Petrobras estariam empatados em valor de mercado, com R$ 153,9 bilhões cada.
“O valor de mercado da Petrobras na sexta feira fechou com R$ 153,9 bilhões mesmo valor do banco Bradesco”, informa a Economatica. “Desde o dia 2 de setembro de 2014, quando a Petrobras valia R$ 310,9 bilhões, a empresa perdeu R$ 157,0 bilhões já que na sexta-feira passada a empresa fechou com R$ 153,9 bilhões”.
Na liderança do ranking brasileiro está a Ambev, com R$ 251,2 bilhões em valor de mercado. Em seguida aparece outro banco, o Itaú Unibanco com R$ 191,7 bilhões.
América Latina e marca
Quando comparado com a América Latina, a Petrobras (que também foi considerada por muito a maior empresa da região) cai para a quarta posição, devido à vice-liderança da America Movil do bilionário mexicano Carlos Slim, avaliado em US$ 77,5 bilhões (aproximadamente R$ 200,5 bilhões). O Itaú Unibanco cairia para terceiro e a Ambev continua na liderança.
A avaliação em queda da estatal brasileira não para apenas nas finanças. A marca da empresa teve uma queda de 23%, segundo o ranking da Interbrand, principal avaliadora de marcas do mundo, algo em torno de R$ 2 bilhões entre 2013 e 2014.
Com isso, a Petrobras saiu da 5ª para 7ª colocação entre as empresas brasileiras no ranking de branding.
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