A Polícia Federal deve abrir esta semana um inquérito para apurar uma fake news, disseminada em perfis de extrema direita, que teria impactado na alta do dólar. As informações são do blog da jornalista Daniela Lima, da GloboNews.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A fake news em questão foi publicada em um perfil que se dizia ser do mercado financeiro. Na postagem, estavam declarações falsas, atribuídas ao futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Na representação da Advocacia-Geral da União, obtida pela jornalista, a propagação da mentira como se fosse verdade ampliou a pressão sobre o dólar.
A AGU entrou com pedido de investigação por parte da PF e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o caso.
A fake news foi replicada em perfis de gestoras de casas de investimento e de economistas com mais de 100 mil seguidores. Depois da descoberta de que a publicação era mentirosa, o perfil que a postou originalmente excluiu a conta na rede social X.
O dólar está passando por uma escalada de preço nas últimas semanas, impulsionado por uma desconfiança do mercado financeiro com o compromisso fiscal do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta quinta-feira, 19, a moeda norte-americana chegou a atingir o marco de R$ 6,30.