O PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo registrou expansão de 2,1% na comparação com o mesmo trimestre de 2022, segundo levantamento da Fundação Seade, divulgado nesta quinta-feira, 1º.
O destaque que puxou a alta foi o setor de serviços, que registrou 3,3% de crescimento.
Atualmente, além de ainda contar com o reforço da demanda reprimida pelas restrições sanitárias, o setor continua passando por processo de modernização, a partir de pacotes de Tecnologia da Informação e de Inteligência Artificial.
Na comparação com o trimestre anterior, o PIB paulista avançou 0,3% no primeiro trimestre de 2023, considerando o ajuste sazonal. Em referência aos setores neste período (último trimestre do ano passado x primeiro trimestre deste ano), houve crescimento de 1,1% na agropecuária e de 0,8% nos serviços, enquanto a indústria teve queda de 2,8%.
Com base nesses resultados, as projeções da Fundação Seade para o PIB paulista em 2023 tiveram melhora, com mínima de 1,3%, média de 1,8% e máxima de 2,2%.
Em relação ao estudo do PIB mensal, março teve um crescimento de 1,3% em relação ao mês anterior e 2,1% ao mesmo mês do ano passado.