O Pix Automático estará disponível para todos os brasileiros a partir de 28 de outubro de 2024. A nova modalidade de transação vai funcionar como uma espécie de débito em conta para pagamentos recorrentes, como contas de contas de água, luz, mensalidades, serviços contratados de telefonia, streaming e outros que possuam recorrência.
Com a chegada da nova função, um dos meios de cobrança mais tradicionais para os brasileiros, o boleto bancário, o quarto meio mais usado pelos brasileiros para pagamentos de contas de consumo no dia a dia, está com o futuro incerto. Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões.
Wellington Silva, gerente de produtos C&M Software, multinacional que atua no fornecimento de soluções de meio de pagamento instantâneo no Brasil, acredita que o Pix Automático deverá substituir, ao longo do tempo, os antigos carnês de pagamento – que utilizam de boletos como meio. “É impossível competir com o Pix”, pontua.
Procurada pelo Terra, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não fala ainda sobre o possível fim dos boletos. Pelo contrário, afirma que tem atuado para aperfeiçoar o modelo de pagamento que surgiu há mais de 60 anos, por meio de uma normativa do Banco Central (BC).
Desde o último dia 15, por exemplo, os boletos ganharam mais agilidade em seu processamento. Os documentos pagos até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato que o credor mantiver com a sua instituição financeira para emissão do documento.
“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Pix é meio de pagamento preferido dos brasileiros
O fato de o futuro dos boletos bancários ser incerto tem a ver com os números. Em 2023, o Pix, com 42 bilhões de transações, foi o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Em seguida aparecem o cartão de crédito (17,8 bilhões de transações), o cartão de débito (16,3 bilhões de transações) e, em quarta posição, o boleto (4,2 bilhões de transações).
Desde 1994, o boleto bancário é um documento usado pelos bancos e seus clientes para recebimento de valores referentes a uma determinada venda de produto ou serviço, como no pagamento de escolas, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas e outros.
O pagamento de boletos pode ser realizado pela conta bancária, online, via Internet Banking. Também pode ser pelo aplicativo por celular ou terminal de autoatendimento e caixa eletrônico diretamente em agência bancária ou correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios e supermercados.
Imposto de Renda 2024: Especialistas tiram dúvidas sobre declaração de MEI e pequenas empresas
Você sabia que um pequeno erro que você cometer na hora de preencher a declaração de IR pode fazer você pagar mais impostos do que deveria? Para ajudar com as inúmeras dúvidas que surgem na hora de declarar rendimentos, o Terra promove, nesta sexta-feira (22/03), às 11h, uma live com especialistas para tirar dúvidas da declaração de MEI, pequenas empresas e pequenos comércios. Acompanhe a transmissão na home do Terra ou no canal no YouTube do portal. Você poderá tirar suas dúvidas ao vivo. Clique aqui para assistir à live.