Três novas funcionalidades serão agregadas a partir do ano que vem ao Pix, método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) em 2020. O Pix automático, parcelado e Bolepix, que chegam para facilitar a vida dos brasileiros, está com lançamento previsto para abril de 2024.
Os novos produtos vão viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática, de forma parcelada e por meio do boleto, mediante autorização prévia do usuário pagador. Assim como o Pix tradicional, o Pix automático, parcelado e Bolepix serão gratuitos.
“O objetivo do aprimoramento evolutivo é ampliar os casos de uso atendidos pelo Pix e alavancar ainda mais o seu uso. O Pix foi criado para permitir que qualquer transferência ou qualquer pagamento realizado hoje no Brasil possam ser feitos por meio dele”, informou o BC. Saiba mais a seguir sobre as três funcionalidades.
Pix Automático
O Pix Automático viabilizará pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. O desenvolvimento do produto é pautado em três pilares: segurança; praticidade para usuários (pagadores e recebedores); e flexibilidade, de forma a permitir seu uso em múltiplos modelos de negócios, sejam digitais ou por estabelecimentos físicos.
Empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte que necessitem de pagamentos periódicos poderão utilizar o novo produto. Estão entre as empresas: companhias de serviços públicos (energia, telefonia, etc.), firmas de seguros, operações de créditos, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre outros.
Pix Parcelado
O Pix Parcelado, também chamado de Garantido (ainda sem nome definitivo), é um produto na agenda evolutiva do Pix, porém, ainda não foi lançado pelo Banco Central e não há previsão de lançamento. Ao Terra, o BC disse que nada impede, no entanto, que os bancos, desde já, ofereçam crédito e a possibilidade de pagamento em parcelas com o Pix aos seus clientes.
Embora ainda não tenha sido lançado pelo BC, a novidade irá ampliar o leque de alternativas disponíveis. Os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população. “Viabilizar pagamentos recorrentes no Pix é fundamental para democratizar o acesso a esse tipo de pagamento", disse recentemente Carlos Eduardo Brandt, coordenador do Fórum Pix.
Bolepix
O Bolepix replica o boleto bancário. O QR Code aparece como boleto e o consumidor pode usar o Pix para pagar. O pagamento será compensado de maneira instantânea. Todo boleto gerado apresentará uma única linha de digitação, de modo automático, para que a instituição bancária tenha condições de dar baixa ao pagamento.
“As ações presentes e futuras do BC são e serão guiadas com o objetivo de permitir que pagadores e recebedores tenham a opção de escolher o Pix para todo e qualquer pagamento a ser realizado, independentemente do valor da transação e do caso de uso”, diz o Banco Central.