O volume diário de transações feitas por meio Pix bateu um novo recorde no fim da última semana. Segundo o Banco Central (BC), na sexta-feira, 7, foram registradas 134,8 milhões operações.
Na quinta-feira, 6, foram 129,4 milhões de transações, segundo maior volume diário. O recorde anterior, segundo o BC, era de 7 de junho. Na ocasião, as transações no dia chegaram a 124,7 milhões.
“Os números reforçam a relevância do Pix, meio de pagamento disponibilizado à população brasileira em novembro de 2020, no funcionamento da economia nacional”, diz o Banco Central, em nota.
Quem criou o Pix?
O Pix foi pensado e desenvolvido pelo BC entre 2016 e 2020. O grupo de trabalho que criou o Pix, entretanto, foi instituído somente em maio de 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer, com cinco subgrupos destinados a debater temas específicos como segurança e agilidade.
Cerca de 130 instituições, entre associações representativas, instituições bancárias, instituições de pagamento, cooperativas, entidades governamentais, infraestruturas do mercado financeiro, fintechs, marketplaces, consultorias e escritórios de advocacia, participaram das discussões.