Oferecimento

Pode ser o seu: CPFs vazados são usados em novo golpe via SMS

As falsas centrais 0800 utilizam informações reais da vítima para dar credibilidade à mensagem falsa que tem como objetivo roubar dados

14 ago 2023 - 06h10
Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

Os especialistas da Kaspersky identificaram uma nova versão do já conhecido golpe das centrais 0800 falsas. A “novidade” está na tática usada para tentar roubar números de cartões de crédito e tokens de autenticação para operações financeiras: os criminosos adicionaram o CPF da vítima – provavelmente obtido em vazamento de dados – na mensagem SMS para tentar legitimar a fraude. Vejam as dicas da Kaspersky para identificar e evitar o golpe.

A utilização do CPF verdadeiro da vítima em golpes não é algo novo, mas é a primeira vez que essa tática é vista pelos pesquisadores da Kaspersky em fraudes por SMS. O golpe é iniciado com mensagens maliciosas enviadas por um número curto, chamados shorts-code. 

Publicidade

No caso dos golpes com 0800, o criminoso pede para a vítima entrar em contato por ligação com o suposto número fornecido para confirmar a conta e agência, para roubá-la. 

Nessas situações, é comum o golpista questionar se o correntista tem alguma autenticação temporária ativada. Caso afirmativo, será solicitado o código de ativação para que os criminosos possam concretizar o golpe.

O golpe da transação não autorizada

A conversa ainda se prolonga mais um pouco, pois a mensagem de SMS falsa avisa sobre uma suposta penhora ou até transação não autorizada. O criminoso se aproveita disso para informar a vítima que irá cancelar os cartões da conta e pede o número do cartão de crédito. 

Na simulação feita na investigação da Kaspersky, o falso atendente ainda insistiu para o analista informar o endereço para retirada do cartão “cancelado”, já que o número do cartão não foi informado.

Publicidade

“Como esses números são ferramentas legítimas de comunicação, o conhecimento sobre o golpe é a melhor prevenção”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina. 

“Os golpes se inovam diariamente e esse é um exemplo claro: o uso do CPF da vítima é para dar credibilidade à mensagem e fazê-la acreditar. Os números 0800 e short-code são canais usados exclusivamente por empresas como bancos, operadoras e grandes lojas, o que confirma como as fraudes estão refinadas e não podemos acreditar em tudo que recebemos. Precisamos criar o hábito de checar as informações antes de oferecer nossos dados.”

Dicas para você se proteger

Para não ser vítima de um golpe e saber verificar se uma mensagem é verídica, os especialistas da Kaspersky recomendam:

  • • Caso você receba mensagens ou e-mails como essas, jamais faça o que é pedido, como ligar para o 0800.
  • • Se você realmente desconfia da transação, ligue nos canais oficiais de comunicação de seu banco, que pode ser localizado em seu cartão, por exemplo.
  • • Jamais passe seus dados por mensagens SMS, WhatsApp ou similares, tampouco em números que ligam para você. Se houver alguma informação suspeita, ligue também para a verdadeira central de atendimento, que pode ser encontrada digitando manualmente o site na URL do navegador.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se