Oferecimento

Por que a Geração Z faz tanta exigência em relação ao trabalho?

Entender e se adaptar às demandas dessa geração é fundamental para criar um ambiente de trabalho harmonioso

19 ago 2024 - 06h45
Resumo
A Geração Z está chegando ao mercado de trabalho com exigências únicas, buscando empresas éticas e que priorizem resultados, flexibilidade, comunicação de qualidade, propósito e cuidado com a saúde mental.
Por que a Geração Z faz tanta exigência em relação ao trabalho?
Video Player

A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre o início dos anos 90 e 2010, está chegando ao mercado de trabalho com uma abordagem única e dinâmica. Alguns fatores explicam as exigências dessa geração:

• Valorizam empresas éticas, com gestão horizontal e que priorizem resultados, oferecendo flexibilidade para cumprir suas funções

• Prezam por uma comunicação de qualidade, mesmo que à distância

• Não têm medo de correr riscos ou buscar novos desafios caso não se adaptem ao trabalho

• Priorizam qualidade de vida e cuidado com a saúde mental, com 66% desejando empresas com cultura organizacional baseada no bem-estar

• Buscam propósito e trabalhos que ofereçam impacto positivo na sociedade

• Têm seus valores bem estabelecidos e não abrem mão de seu conforto ou saúde mental

Essa geração, imersa em tecnologia desde jovem, busca um equilíbrio entre tecnologia, flexibilidade e propósito em suas carreiras. Eles evitam empresas antiéticas ou que não se preocupam com sustentabilidade e diversidade.

Publicidade

Como administrar as exigências da Geração Z?

Para lidar com as demandas da Geração Z, as empresas precisam se adaptar e oferecer as condições certas para atrair e reter esses talentos. Algumas dicas:

• Oferecer local de trabalho, dress code, benefícios e horários flexíveis

• Proporcionar salários atrativos e planos de carreira

• Dar feedbacks constantes e valorizar esses profissionais

Engajar a Geração Z em causas importantes e ter uma cultura organizacional forte

• Promover diversidade e inclusão

• Praticar o diálogo e a escuta ativa, já que os mais velhos nem sempre estão dispostos a se abrir para novas ideias

• Investir em desenvolvimento, com foco em cultura organizacional e avaliação de competências

Empresas que conseguem articular uma missão clara e alinhada com os valores da Geração Z têm mais chances de atraí-los. Entender e se adaptar às demandas dessa geração é fundamental para criar um ambiente de trabalho harmonioso e atrativo.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se