Uma pesquisa recente realizada pela Catho, um marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, envolvendo 774 profissionais de RH, evidencia uma tendência significativa de retorno ao trabalho presencial no setor. O estudo destaca a importância de as empresas desenvolverem processos adaptativos, em resposta a uma reavaliação das práticas de trabalho no pós-pandemia.
De acordo com a pesquisa, 61% das empresas planejam adotar um regime de trabalho 100% presencial em 2024, indicando uma preferência marcante pelo modelo tradicional de trabalho presencial em contraste com as modalidades remotas ou híbridas que ganharam destaque durante a pandemia.
“Os avanços digitais trouxeram desafios e oportunidades sem precedentes para o RH. As empresas devem estar preparadas para enfrentar a crescente demanda por mão de obra qualificada, que é o principal desafio para 81,16% dos profissionais do setor”, afirma Patricia Suzuki, diretora de Recursos Humanos na Catho.
Ela acrescenta que a atração e retenção de talentos (79,45% e 77,57%, respectivamente) são igualmente cruciais, assim como o desenvolvimento de lideranças (76,71%), em um mercado cada vez mais competitivo e digital.
A pesquisa também evidencia uma mudança nos processos de recrutamento, com 48,29% dos profissionais de RH indicando que, em 2024, apenas as etapas iniciais dos processos de recrutamento serão realizadas remotamente, e 17,47% prevendo que todo o processo será online.
“Isso demonstra uma abordagem híbrida no recrutamento, equilibrando a eficiência da tecnologia digital com a necessidade de interações pessoais”, comenta Suzuki.
“As informações coletadas são fundamentais para entendermos como as empresas estão se adaptando às mudanças impostas pela aceleração digital. Este conhecimento é vital para que as organizações desenvolvam estratégias eficazes para atrair e reter talentos em um ambiente de trabalho em constante evolução”, finaliza Patricia.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.