Os preços do petróleo subiram quase 2% nesta terça-feira, apagando as perdas da sessão anterior, com as esperanças de uma forte recuperação econômica na China compensando as preocupações com os aumentos das taxas de juros nos EUA, que podem reduzir o consumo na maior economia do mundo.
O petróleo Brent para abril, que expirou nesta terça-feira, fechou em alta de 1,44 dólar, ou 1,8%, para 83,89 dólares o barril. O contrato de maio mais ativo subiu 1,41 dólar, ou 1,7%, para 83,45 dólares.
O petróleo do EUA (WTI) avançou 1,37 dólar, ou 1,8%, para 77,05 dólares o barril.
"Estamos chegando a um ponto em que vemos alguma cobertura a descoberto porque é o final do mês", disse Phil Flynn, analista do Price Group.
No mês de fevereiro, o Brent caiu cerca de 0,7%, enquanto o WTI caiu cerca de 2,5%.
As expectativas de recuperação da demanda na China sustentaram os ganhos, com o mercado aguardando dados importantes nos próximos dois dias. Economistas consultados pela Reuters esperavam que a atividade fabril na segunda maior economia do mundo crescesse em fevereiro.
"A recuperação econômica da China aumentará sua demanda por commodities, com o petróleo posicionado para se beneficiar mais", disseram analistas do JPMorgan em nota a clientes.