Oferecimento

Presidente do FMI felicita Brics por mecanismo anticrise

Arranjo Contingente de Reservas (CRA, na sigla em inglês) foi criado em reunião de cúpula do grupo nesta semana

17 jul 2014 - 10h49
(atualizado às 11h28)

A presidente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, felicitou os países-membro do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pela criação do Arranjo Contingente de Reservas (CRA, na sigla em inglês) em reunião de cúpula nesta semana em Fortaleza. Lagarde afirmou que o bloco emergente é “chave” no FMI.

<p>"O FMI terá grande satisfação de trabalhar com a equipe do Brics responsável por este projeto", disse Lagarde.</p>
"O FMI terá grande satisfação de trabalhar com a equipe do Brics responsável por este projeto", disse Lagarde.
Foto: Reuters

“O staff do FMI terá grande satisfação de trabalhar com a equipe do Brics responsável por este projeto, com vistas a reforçar a cooperação entre todas as partes integrantes da rede internacional de segurança destinada a preservar a estabilidade financeira no mundo”, afirmou a presidente do FMI, em carta à presidente Dilma Rousseff.

Publicidade

“Como a Senhora sabe, o FMI mantém relacionamento com todas as nações dos BRICS, que são membros-chave desta instituição. Esperamos fortalecer ainda mais a nossa cooperação futura”, acrescentou Lagarde.

FMI pede ao México ações de economia inclusiva
Video Player

O Arranjo Contingente de Reservas mobiliza US$ 100 bilhões na seguinte repartição: China, 41%; Brasil, 18%; Rússia, 18%; Índia, 18%; e África do Sul, 5%. Ao contrário de um fundo, o CRA não tem uma instituição que administre os recursos dos países-membro, isto é, não há um repasse de recursos, mas um compromisso entre os bancos centrais. A autoridade monetária de cada país se compromete a fazer os repasses se houver problemas de balanço de pagamentos com algum dos sócios.

A criação do CRA ocorre em meio a críticas constantes dos países emergentes por maior representatividade em instituições multilaterais como o FMI e o Banco Mundial. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a dizer que os Brics “vão além de Bretton Woods” com a criação do CRA. Nos anos 1940, passada a segunda guerra mundial, a conferência de Bretton Woods criou instituições multilaterais como o FMI e o Banco Mundial para salvar a economia. 

Conheça a história do Brics

Publicidade
Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações