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Procon multa 29 agências bancárias por demora em atendimento

Tempo máximo de espera deve ser de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em dias de pico

26 mai 2014 - 13h07
(atualizado às 18h09)
<p>Multas variam entre R$ 494 a R$ 7.416.546,55</p>
Multas variam entre R$ 494 a R$ 7.416.546,55
Foto: Sergio Moraes / Reuters

A Fundação Procon de São Paulo irá multar 29 agências bancárias por conta da má qualidade do atendimento aos clientes.

O operação chamada pela entidade de "Fila em banco" fiscalizou a quantidade de guichês disponíveis nos bancos, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, quantidade de terminais existentes no autoatendimento e presença de orientadores. A equipe monitorou 83 agências na capital paulista, no total, foram autuadas três casas do Banco do Brasil, 19 do Bradesco, cinco do Santander e três da Caixa Econômica Federal.

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O Procon baseia as autuações no compromisso firmado entre as instituições financeiras e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que indica o tempo máximo de espera – período compreendido entre a entrada do consumidor na fila e o início do seu atendimento – de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em dias de pico. O monitoramento aconteceu tanto em dias de pagamento como em dias normais.

Os bancos responderão a processo administrativo, podendo ao final serem multados. As multas variam entre R$ 494 a R$ 7.416.546,55. Em nota, o Bradesco afirmou que "desenvolve um programa intensivo de revisão de processos e sistemas, aliado ao desenvolvimento de programas de formação e aperfeiçoamento do quadro de funcionários da sua rede de agências, sempre procurando aumentar o nível de satisfação de seus clientes".

Já o BB, informou que não foi notificado, até o momento, sobre as autuações citadas. "Tão logo seja encaminhado o auto de notificação das irregularidades verificadas, serão tomadas as providências necessárias", diz trecho de nota da instituição. O Santander, por sua vez, informou que também ainda não foi notificado. O banco ressaltou "que busca constantemente aprimorar seus serviços para melhor atender os clientes."

O Terra contatou também a Caixa, mas até o momento não obteve retorno.

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Fonte: Terra
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