Uma ação da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, promoveu o recolhimento dos ovos da Páscoa Bis Xtra + Chocolate, da Lacta, dos supermercados e comércios cariocas.
A entidade pediu a suspensão das vendas do produto e determinou a apreensão daqueles que já estiverem disponíveis no mercado por conta de sua campanha publicitária, que estaria em desacordo com o artigo 37, parágrafo 2°, do Código de Defesa do Consumidor, por estimular discriminação entre crianças e adolescentes.
A frase utilizada na embalagem do produto diz: 'personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo', em referência aos adesivos que os clientes adquirem dentro do ovo com as expressões 'morto de fome', 'nerd' e 'nervosinho'. O processo determina que a embalagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitação à prática de bullying.
Tradicionais Feiras de Páscoa começam a funcionar em Curitiba
Páscoa terá vagas temporárias com salários de até R$ 2,4 mil
“A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e esta campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção”, afirmou em nota a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.
A Mondelēz Brasil, responsável pela marca Lacta, informou em nota que não foi notificada pelo Procon-RJ até o momento e, por esse motivo, não irá comentar o caso.