A produção industrial da zona do euro caiu mais que o esperado em dezembro, mostraram estimativas oficiais nesta quarta-feira, pressionada por uma queda na produção de bens de capital, usada para investimentos.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, afirmou que a produção industrial da região dos 19 países que utilizam a moeda única caiu 0,9 por cento na comparação mensal, e teve declínio de 4,2 por cento em relação ao ano anterior.
Economistas consultados pela Reuters previam uma queda mensal de 0,4 por cento e um recuo de 3,2 por cento no comparativo anual.
A Eurostat informou que a produção de bens de capital, como máquinas, caiu 1,5 por cento em dezembro na comparação com novembro e 5,5 por cento ante o ano anterior, uma aceleração do declínio de 4,4 por cento registrado em novembro.
A queda na produção industrial e a queda na produção de bens de capital reforçam a tendência de desaceleração do crescimento econômico na zona do euro, onde a Comissão Europeia espera que o crescimento desacelere para 1,3 por cento neste ano, ante 1,9 em 2018.