É notório o desejo de muitas pessoas em empreender, e o estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizado com apoio do Sebrae, mostra que 6 em cada 10 brasileiros tem esse desejo. Porém, para abrir um negócio, é importante cautela e planejamento para não sofrer frustrações.
Seja por vontade própria ou necessidade, o sonho de empreender move muitas pessoas. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae, mostra que o empreendedorismo é o sonho de seis em cada dez brasileiros.
Mesmo que muitos tenham o desejo de empreender, o estudo aponta que a necessidade de enfrentar o desemprego é a principal motivação para começar um negócio, segundo 82% dos entrevistados. Na sequência aparecem a vontade de fazer a diferença no mundo (76%), a intenção de construir riqueza (64%) e o interesse em manter uma tradição familiar (44%).
Mas para começar o próprio negócio, especialistas recomendam cautela e organização para evitar frustrações. “Empreender exige - antes mesmo de uma boa ideia, talento e força de vontade - planejamento. É preciso criar cenários positivos e negativos e estar preparado para todos eles”, afirma Evandro Mello, CEO da Multiplicando Sonhos.
O consultor de negócios do Sebrae-SP, Leandro Reale, reforça a necessidade de estudar e se destacar frente à concorrência. “É preciso entender como funciona o mercado. Conhecer quais as reais necessidades dos clientes, o que os concorrentes já oferecem e qual é o prazo e o preço dos negócios. Ter um propósito é importante para se diferenciar”, diz ele
Como empreender com pouco dinheiro?
Mesmo que muitas pessoas comecem a empreender por necessidade, é sempre importante ter um capital mínimo para os custos de abertura de um negócio. Em um primeiro momento, muitos novos empreendedores não irão dispor de grandes quantias para investir e poderão ter dificuldades em tomar crédito com as instituições financeiras.
Segundo Reale, fazer uma previsão de receita é fundamental. “Muitas pessoas começam o negócio só com o dinheiro para a abertura e depois não conseguem se manter. Para ter esses valores estimados, o empreendedor pode conversar com colegas concorrentes, fazer pesquisa de mercado e ouvir entidades de apoio ao empreendedor”, aconselha.
Para aqueles que dispõem de uma quantia para estruturar o negócio aos poucos, investimentos, como um CDB de liquidez diária, pode ser uma opção para acessar recursos, quando necessário.
Ideias de negócios para começar a empreender
Para quem está disposto a começar a empreender, algumas opções podem ser atrativas por demandarem investimentos menores, como um pequeno e-commerce ou uma franquia. O Sebrae Nacional elenca uma série de negócios que exigem baixo orçamento para começar:
Venda de produtos digitais, como e-books, cursos online ou áudios;
Dropshipping, onde é possível revender produtos de outras empresas, sem precisar investir em estoque;
Serviços de cuidador de animais de estimação;
Serviços de limpeza de casas ou jardinagem;
Venda de produtos artesanais, como roupas, bijuterias ou artigos de decoração;
Serviços de consultoria de moda ou design de interiores;
Venda de comida, como lanches, bolos ou doces caseiros;
Serviços de tradução ou revisão de textos;
Venda de cosméticos naturais ou orgânicos;
Serviços de fotografia e edição de vídeos.
Já a Associação Brasileira de Franchising (ABF), lista uma série de franquias para quem pensa em investir nesta modalidade de negócio. Há opções a partir de R$ 5 mil nas áreas de beleza, alimentação, viagens e outros segmentos.
Custos para abrir uma empresa no Brasil
Os custos para abrir uma empresa no Brasil variam de acordo com a cidade, o porte e a modalidade do negócio. O valor para quem está começando deve incluir a taxa de registro na junta comercial, o serviço de contabilidade, as licenças municipais e o certificado digital.
No caso dos microempreendedores individuais (MEIs), o processo é mais econômico e pode ser feito online. Esta é a única categoria que não tem custos para abertura. No entanto, para se enquadrar na figura jurídica, é preciso atender à regra de faturamento, que é máximo de R$ 6.750 por mês ou R$ 81 mil ao ano.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.