A United Airlines é a maior empresa área do mundo, segundo relatório da Cirium, uma empresa de análise de dados especializada no setor de aviação. Ela é seguida por outras duas também norte-americanas: a American Airlines e a Delta Airlines.
Os dados são referentes a soma do ano de 2024, e foram obtidos com exclusividade pelo Estadão. A constatação das maiores empresas do setor aéreo leva em conta o cálculo das Milhas por Assentos Disponíveis (ASM), métrica usada no setor de transporte para medir a capacidade de uma companhia aérea. Ele é determinado pela multiplicação do número de assentos disponíveis em um voo pela distância percorrida.
No caso da United, a primeira colocada, esse número é de 315.312.872.790. A cifra na casa dos bilhões se deve justamente pela enorme capacidade de assentos disponíveis e milhas percorridas. No caso da United, a empresa conta com mais de 700 aeronaves, muitas delas com capacidade superior a 300 passageiros e voa para mais de 330 destinos diferentes.
A Cirium é a mesma empresa responsável pelo 2024 On-Time Performance Review (Revisão de Performance de Pontualidade de 2024), que informa, entre outras coisas, quais são os aeroportos mais pontuais do mundo e também as empresas aéreas mais pontuais.
O relatório das maiores empresas do mundo não consta no 2024 On-Time Performance Review, e foi elaborado a pedido da reportagem. Segundo o ranking, das 15 maiores empresas do mundo, quatro são dos EUA, já que, além da United, American Airlines e Delta, a lista inclui também a Southwest Airlines. Outras três são da China, e as demais são de oito países diferentes. Confira abaixo.
Empresas brasileiras
Ainda segundo a Cirium, a Azul aparece na 54ª posição do ranking, com ASM de 29.693.037.949. Já a Gol é a 63ª, com ASM de 27.262.013.450.
As duas empresas podem vir a operar negócios de forma conjunta em breve. Isso porque o Grupo Abra, que é o investidor majoritário da Gol e da Avianca, anunciou no dia 15 deste mês, ter firmado um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla conhecida no mercado) para explorar a combinação de seus negócios com a Azul. Se efetivado, o acordo valerá para os voos nacionais, regionais e internacionais e as duas empresas devem formar uma gigante que abocanhará uma fatia de 60% do mercado.
Entenda mais sobre o que é o ASM
A métrica de Milhas por Assentos Disponíveis (ASM) é, em resumo, a capacidade de transporte de passageiros de uma companhia aérea, segundo definição da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Segundo a entidade, ele é determinado pela multiplicação do número de assentos disponíveis em um voo pela distância percorrida. Ele é o principal indicador de desempenho de uma companhia aérea, já que mede a capacidade da empresa em gerar receitas com o transporte de passageiros.
A métrica é usada para avaliar qual é a participação de mercado das companhias aéreas, e, além de ajudar as empresas a determinarem os seus preços e suas rotas, também é usada por investidores nas suas tomadas de decisões.