As startups normalmente enfrentam diversos obstáculos, com questões inerentes ao modelo de negócio. Nos primeiros passos do empreendimento, o principal desafio é escalar o produto ou serviço de forma rápida e eficiente, com o menor custo possível. Para facilitar essa jornada, a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada.
Essa tecnologia permite acelerar as atividades e reduzir o tempo gasto com tarefas repetitivas, por meio da automação de processos. A IA também possibilita usar assistentes virtuais para demandas de atendimento, bem como otimizar a análise de dados, com foco no comportamento do cliente ideal e na melhor abordagem para o tomador de decisão.
A IA está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e dentro das empresas. Um estudo da Harvard Business Review apontou que companhias que usam essa tecnologia para vendas conseguiram aumentar seus leads em mais de 50%.
Embora ainda não haja dados sobre o uso da IA por startups, não há dúvidas de que essas soluções podem oferecer diversos benefícios para os negócios do segmento da inovação.
Como a IA pode ser usada na prática
Esses instrumentos podem ser aplicados de várias maneiras para ajudar a melhorar a eficiência, criar novas oportunidades de negócios, aprimorar a experiência do cliente, reduzir custos e aumentar a escalabilidade, além de fornecer insights valiosos para a tomada de decisões.
Os recursos e algoritmos mais comuns incluem:
- • Machine learning, técnica de IA que permite que o sistema aprenda a partir de dados;
- • Redes neurais artificiais;
- • Processamento de linguagem natural;
- • Processamento de imagens.
No contexto das startups, a IA é muito utilizada para monitoramento e coleta de dados, por meio de chatbots, por exemplo. Além de reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do cliente, quando o fluxo de atendimento é bem definido, a captação de dados flui naturalmente durante as conversas desse atendimento.
Antes disso, é preciso definir quais são os dados fundamentais naquele momento, de modo a orientar melhor a análise de informações, para que seja mais efetiva. Com a ajuda da tecnologia, é possível identificar padrões com muito mais agilidade.
O cuidado com a segurança da informação
Contudo, ao utilizar essas soluções, as empresas devem olhar também para a segurança da informação. É importante criptografar os dados armazenados e transmitidos pela IA, impedindo o acesso indesejado a informações confidenciais.
É recomendável limitar o acesso aos dados somente a colaboradores autorizados e exigir verificação eficiente, como autenticação de dois fatores, por exemplo, para acessar sistemas e dados críticos.
Outra boa dica é monitorar continuamente os sistemas de segurança e auditoria, identificando e respondendo a ameaças e vulnerabilidades rapidamente. Por fim, é necessário garantir que todo o time envolvido na utilização dessas ferramentas esteja ciente das melhores práticas de segurança da informação, de modo a assegurar a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O emprego da IA apresenta desafios e limitações que devem ser considerados cuidadosamente antes de sua adoção em uma startup. Escassez de dados, falta de flexibilidade e custos são alguns exemplos de possíveis problemas no processo de implementação. Por isso, é importante mapear e entender essas barreiras para contorná-las, para que a tecnologia seja utilizada com ética e responsabilidade.
(*) Raphael Rodrigues é COO da Capri Venture Builder.