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Quando começa a Black Friday? Saiba como se preparar para vender!

Uma grande oportunidade de vendas se aproxima com a data; descubra quando começa a Black Friday e o que é necessário para vender bastante!

31 out 2024 - 05h01
Resumo
A Black Friday em 2024 começará em 29 de novembro!
A Black Friday em 2024 será no dia 29 de novembro.
A Black Friday em 2024 será no dia 29 de novembro.
Foto: fdr

A chegada do fim do ano é cercada de muita ansiedade por empresários e empreendedores do setor do varejo, seja por conta da chegada do natal, mas também por conta da Black Friday. 

A data tem se tornado cada vez mais popular no mercado brasileiro, portanto, descubra quando começa a Black Friday e confira 10 dicas para vender bastante e lucrar com a data!

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Quando começa a Black Friday 2024?

Considerando o calendário, a Black Friday 2024 acontecerá no dia 29 de novembro, portanto, na quinta e última sexta-feira do mês de novembro.

Quantos dias duram as ofertas de Black Friday?

Depende de cada loja e até de cada país em que acontece a Black Friday. Nos Estados Unidos, além das ofertas da sexta-feira, a segunda-feira após a Black Friday é muito importante para as vendas online, e é conhecida como Cyber Monday.

Essa data, porém, ainda é pouco popular no comércio eletrônico por aqui.

No Brasil, algumas empresas promovem ofertas durante o mês de novembro inteiro, anunciando essas promoções como “Black November”, ou reservam as ofertas para a semana da Black Friday, chamando de “Black Week”. 

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Há ainda lojas que realizam promoções esporádicas antecipando a Black Friday. Novamente, isso varia conforme a estratégia adotada por cada loja.

Como se preparar para vender na Black Friday?

Se quem compra precisa se preparar para aproveitar a Black Friday, quem vende também precisa se antecipar para maximizar sua receita nesta data tão importante. 

Confira algumas dicas para aprimorar suas vendas na Black Friday!

1 - Defina o período de promoções

Como já dissemos, é importante ter bem definido o período em que as ofertas estarão no ar. Determinar estas datas com antecedência é importante para preparar ações de marketing, logística e principalmente estoque para atender as demandas.

Além disso, é importante divulgar com antecedência quando começa a Black Friday em seu site ou loja para seus clientes ficarem cientes e se prepararem.

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2 - Tenha um site seguro

Se seu comércio é forte nas vendas online, ou pretende começar a vender produtos pela internet, é primordial que seu site seja um ambiente seguro para seu comprador.

Sua página deve ter todas as certificações necessárias (“https” e ícone de cadeado ao lado do link, por exemplo) para que o cliente se sinta seguro para fazer compras.

3 - Pense na experiência do cliente

Caso o seu site já seja seguro, veja se ele é agradável de ser utilizado. Por mais que as ofertas sejam ótimas, o cliente pode se estressar - e desistir da compra - caso o site apresente uma velocidade de carregamento muito baixa, não apresente imagens relacionadas ao produto que está anunciado, ou caso a interface do site seja muito poluída, o que pode dificultar o usuário na hora de pesquisar o produto ou encontrar algum menu em específico.

Além disso, um bom ranqueamento no Google pode fazer com que mais pessoas acessem sua loja.

4 - Defina quais produtos estarão em promoção

Durante o período de Black Friday é importante decidir o quanto será aplicado de desconto e por quanto tempo ou unidades do produto, a promoção será válida.

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É importante considerar os custos de aquisição do produto, bem como os custos de operação da loja na hora de precificar os produtos promocionais, afinal, o vendedor não quer ter prejuízo.

5 - Defina uma política de trocas e reembolsos

O cliente não quer ter problemas com o produto adquirido e o vendedor não, quer ter problemas com o produto vendido. É necessário, entretanto, ter uma equipe treinada e preparada, com processos bem definidos caso uma troca de um produto ou um reembolso seja necessário.

É importante ainda definir uma boa política de logística reversa para o cliente devolver o produto em caso de defeito.

6 - Tenha equipe de atendimento ao cliente

Seja por telefone, e-mail ou WhatsApp, é importante responder o cliente. Uma central de relacionamento bem preparada para lidar com dúvidas sobre produto, na hora da compra, ou relacionada ao processo de devolução é necessária, e pode fazer o cliente voltar a comprar na sua loja.

7 - Ofereça diversas opções de pagamento

Muitas vezes o cliente pode estar interessado no seu produto, mas não ter o dinheiro no momento, ou não ter um cartão de crédito.

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É necessário ter diversas opções de pagamento como pix, boleto, bem como parcelamento no crédito para não perder vendas.

8 - Ofereça Frete grátis 

Além de preços atrativos, muitos clientes não querem pagar o frete de um produto. Considere esse custo na hora de precificar sua mercadoria.

Há diversas opções de como oferecer frete grátis: A partir de X reais em compras, por exemplo, pode estimular os clientes a comprarem um valor elevado de produtos em sua loja. 

9 - Prepare um estoque robusto

Se a sua expectativa para a Black Friday for direcionada para vender muitas unidades de um produto em específico, realizar uma compra antecipada é uma dica interessante.

Além de permitir a negociação de descontos com o fornecedor, essa preparação permite que você calcule o estoque do produto durante a Black Friday e não fique sem sua mercadoria, o que fará com que os clientes fiquem decepcionados.

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10 - Não tente enganar o cliente

Atualmente, diversos aplicativos, extensões de navegador e até mesmo sites são criados especificamente para monitorar preços de produtos ao longo do tempo. Não aumente repentinamente o preço de um produto para dar um desconto falso ao consumidor.

Além do cliente marcar sua loja, essa informação pode ser difundida para outros potenciais compradores, e você perde clientes.

Agora que você já sabe quando começa a Black Friday e já conhece dicas importantes para otimizar suas vendas no período, continue acompanhando o Terra Dinheiros!

Fonte: Redação Terra
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