Anualmente, profissionais da indústria cinematográfica e fãs de cinema se unem para acompanhar o maior evento da categoria, a cerimônia do Oscar. A festa luxuosa reúne os maiores nomes da atualidade no tapete vermelho, mas além do enigma de quem serão os próximos ganhadores, o público sempre questiona: qual o valor da estatueta?
O "corpinho dourado" é o objeto de desejo de todos que sonham trabalhar no cinema e, agora, streaming. No entanto, ao contrário do que imaginam, o luxo do item é apenas parte da estética, pois o material não é tão luxuoso. Isso porque a estatueta não é de ouro, mas sim fundida em bronze e banhada a ouro, cujo custo de produção de cada unidade é de US$ 900, o equivalente a R$ 4.613 na cotação atual.
Apesar de não ser tão luxuosa, o que a torna especial é o significado por trás dela, já que apenas os melhores possuem uma. Aliás, o objeto possui a mesma estética desde 1929, quando foi criada pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley. Ou seja, há mais de 90 anos o artefato segue o mesmo padrão, sem sofrer alterações, possuindo 33 cm de altura e pesando cerca de 4 quilos e meio.
Vale lembrar que, considerando todas as edições do prêmio, mais de três mil estatuetas foram entregues e uma delas quase foi dada a uma brasileira. Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada na categoria Melhor do Atriz por sua atuação no filme 'Central do Brasil'. No entanto, ela não venceu e voltou para casa de mãos vazias.
Neste ano, a cerimônia de entrega Oscar, acontecerá no próximo domingo, dia 12 de março, na Califórnia, Estados Unidos.