O prêmio Nobel, um dos mais prestigiados do mundo científico, garante uma vultosa quantia em dinheiro para o vencedor das suas categorias. Em 2024, o valor recebido é de 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 5,83 milhões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entregue pela primeira vez em 1901, 15 anos após a morte de Alfred Nobel, o prêmio é concedido por realizações em Medicina, Física, Química, Literatura, Economia e Paz. Os ganhadores de cada categoria dividem a soma do prêmio, que foi ajustado ao longo dos anos.
Além do prêmio em dinheiro, os vencedores também recebem uma medalha de 18 quilates e um diploma especial do rei sueco, em uma cerimônia que ocorre em dezembro, seguido de um luxuoso banquete na prefeitura de Estocolmo, capital da Suécia. Essa divisão da cerimônia entre Oslo e Estocolmo foi estabelecida por Alfred Nobel em seu testamento.
Até este sábado, 12, foram anunciados os seguintes vencedores:
- Nobel de Literatura para a sul-coreana Han Kang;
- Nobel de Química para o bioquímico David Baker e os especialistas em IA Demis Hassabis e John M. Jumper;
- Nobel de Física, que foi para os cientistas John Hopfield e Geoffrey Hinton;
- Nobel de Medicina, entregue aos americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun; e
- Nobel da Paz, dado à organização japonesa Nihon Hidankyo.
Entre 1901 e 2024, o Prêmio Nobel foi concedido 626 vezes a 1009 pessoas e organizações. Com alguns recebendo mais de uma vez, isso faz um total de 973 indivíduos e 28 organizações. Albert Einstein, nome bastante conhecido dos brasileiros e laureado com o Nobel de Física em 1921, deixou o dinheiro do prêmio para a primeira esposa e para os filhos.