Millena Xavier, brasileira de 17 anos, está na lista ‘Forbes Under 30’, que reconhece jovens com até 30 anos que se destacam em suas áreas de atuação, transformando o mundo. Nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais, ela é cofundadora da Prep Olimpíadas, uma organização sem fins lucrativos que prepara estudantes para olimpíadas científicas. Sua carreira também é voltada a iniciativas de inclusão e acessibilidade.
Em seu perfil no LinkedIn, Milena se apresenta como uma empreendedora inovadora que utiliza a inteligência artificial para enfrentar desafios educacionais e abordar questões sobre saúde - com foco no autismo.
A Prep Olimpíadas, que foi criada por ela aos 14 anos de idade, tem um nicho de inteligência artificial, o Prep AI, que responde dúvidas de estudantes e ensina história e matemática.
Por meio de sua atuação com a Prep, a jovem contribui com a organização da Obafro, a primeira olimpíada brasileira com foco em questões raciais, com questões sobre afrodiversidade. A iniciativa atraiu mais de 20 mil participantes de todo o Brasil em sua primeira edição, em novembro passado.
Em paralelo, a jovem também desenvolveu a Autinosis, uma solução baseada em inteligência artificial que auxilia no diagnóstico do autismo.
Como estudante, já recebeu bolsas integrais para mais de 10 programas internacionais, com destaques para oportunidades em Stanford e na Universidade de Toronto. Ela também soma mais de 37 prêmios científicos, incluindo diversas medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Tecnologia (OBT), Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).