O influenciador Agenor Tupinambá, que publicava vídeos com sua capivara de estimação, a Filó, foi multado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em mais de R$ 17 mil. Segundo uma postagem que ele fez no Instagram, o Instituto teria acusado o influencer de abuso, maus tratos e exploração contra animais.
Agenor viralizou na internet justamente pelo seu zelo com o animal. Entretanto, ele relatou que está sendo obrigado a entregar Filó ao Ibama e a excluir todos os vídeos dele com o animal em seus perfis de redes sociais: "Também fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat".
Além disso, o influenciador possuía conteúdos com outros animais nos seus perfis, como os com a papagaio Rosa, porém, também precisaram ser deletados, segundo ele. De acordo com o site de notícias Terra, ele tem até seis dias para entregar os dois animais ao órgão ambiental.
Agenor publicou uma nota de esclarecimento nas redes sociais mostrando sua indignação com o ocorrido: "De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais".