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Quer empreender? Veja como transformar sua ideia em negócio

Apesar de o empresário ser visto como vilão por setores do governo, o Brasil faz bonito no mundo do empreendedorismo

24 jan 2023 - 02h00
Foto: Adobe Stock

De acordo com dados da pesquisa Global sobre empreendedorismo, elaborada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e no Brasil realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o número de empreendedores brasileiros com empresas com mais de 3,5 anos cresceu no país. 

São mais de 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos que têm algum tipo de negócio, ou seja, 9,9% da população comandam uma empresa no Brasil.

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Mesmo diante desses dados, muitos indivíduos que têm a vontade de empreender se deparam com a insegurança por não saber por onde começar. Existem questões importantes para serem discutidas: o tempo, as finanças que serão investidas e o posicionamento necessário para adentrar determinado mercado. 

Durante a fase inicial os testes são bem-vindos e é a partir dos resultados obtidos que será possível definir outros caminhos para um bom desenvolvimento de produtos e serviços.  

Empreender também é investir em si, por isso é importante escolher uma área de especialização para aperfeiçoar teorias, práticas e técnicas. Para ajudar os empreendedores, Vanessa Pessoa, CEO da Inovenow, edtech especializada em educação empreendedora, que já capacitou quase duas mil startups, listou cinco dicas de como transformar sua ideia em negócio.

1. A sua ideia resolve o problema?

Quando chegar a hora de tirar a ideia do papel, é necessário pensar no produto ou serviço que será ofertado, mesmo que de forma simplificada. Analise como vai funcionar, para que assim, possa começar a vender e aprimorá-lo. Sua ideia resolve um determinado problema de uma quantidade significativa de pessoas ou empresas? Se a resposta for sim, você está no caminho certo.

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2. Identifique o seu cliente potencial

Neste caso, saber quem está mais propenso a contratar a sua solução será importante para montar a estratégia de divulgação, abordagem e venda. Questione-se: seu cliente existe? Como ele está resolvendo o problema sem a sua solução? Porque ele irá contratar seu produto/serviço? Quais são canais mais efetivos para apresentar a solução? Todas as análises são necessárias para começar com maior assertividade.

3. Defina um modelo de negócio

É necessário definir um modelo de negócio, ou seja, como a sua organização cria, entrega e captura valor, como ela vai funcionar. Sem isso, dificilmente você conseguirá sair do lugar ou evoluir seu projeto.

4. Pesquise o mercado e concorrência 

Não deixe de se atualizar em relação ao seu mercado e concorrência. É de extrema importância entender gaps de mercado e estabelecer um posicionamento que gere confiança diante dos potenciais consumidores, para que consiga rapidamente os primeiros clientes e o negócio evolua. Um mercado que tem muitos concorrentes você precisa ter um diferencial bem consolidado para que possa ganhar notoriedade.

5. Realize testes para validar sua ideia

Após ter sua ideia amadurecida, é necessário colocá-la em prática. Conte com testes entre parceiros e veja como o mercado recebe o seu produto ou serviço. Falhar faz parte do caminho e pivotar também. 

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Por isso, é muito importante que essa fase seja feita o quanto antes para que você tenha tempo suficiente de fazer os ajustes necessários no seu negócio.  

E não se esqueça de contar com pessoas que te ajudem a crescer, ter um sócio com habilidades diferentes e complementares é super importante nesse momento.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão. Conheça nossas soluções e entre em contato.

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