A quinta edição do ranking realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em conjunto com a Gove e a Seall, mostra as cidades brasileiras mais competitivas. O estudo leva em consideração municípios com mais de 80 mil habitantes das 404 cidades avaliadas.
Florianópolis (SC) mais uma vez está na liderança do ranking, seguida de São Paulo (SP), Vitória (ES) e Barueri (SP). Em entrevista ao Estadão, o diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, declarou que "manter uma posição não significa estabilização".
Segundo Barros, Florianópolis se manteve em primeiro lugar porque entre 2023 e 2024 melhorou e os outros 403 municípios não conseguiram ultrapassá-la. No ano passado, as cidades mais competitivas foram Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS) e São Caetano do Sul (SP).
Apesar de ter integrado o pódio das cinco cidades mais competitivas este ano, Vitória (ES) ficou em oitavo lugar em 2023. O ranking do CLP é feito com base em 65 indicadores e 13 pilares em três áreas temáticas: instituições, sociedade e economia.
Veja a lista das 10 cidades mais competitivas:
1. Florianópolis (SC)
2. São Paulo (SP)
3. Vitória (ES)
4. Porto Alegre (RS)
5. Barueri (SP)
6. São Caetano do Sul (SP)
7. Curitiba (PR)
8. Campinas (SP)
9. Maringá (PR)
10. São Sebastião (SP)