A receita por passageiro da empresa aérea Gol manteve a trajetória de forte crescimento no primeiro trimestre deste ano em meio à desaceleração no aumento dos preços de passagens, e com a demanda em forte alta. A oferta total de voos da segunda maior empresa aérea do País em participação de mercado teve um crescimento de 1,6% no primeiro trimestre ante igual período de 2013, enquanto a demanda disparou 15%.
A receita por passageiro, medida pelo Prask, subiu 18%, mantendo o crescimento de dois dígitos registrado tanto em igual período de 2013 quanto no trimestre imediatamente anterior. Segundo a Gol, o crescimento da taxa de ocupação, a 76,1% no período, possibilitou o aumento da receita por passageiro.
Já o yield, medida que indica as mudanças nos preços de passagens, subiu 4% entre janeiro e março deste ano sobre igual período de 2013, uma desaceleração ante os 15% registrados no quarto trimestre de 2013.
No mercado doméstico, a oferta teve alta de 1,6% entre janeiro a março, enquanto a demanda avançou 14,7%. Já no mercado internacional, a oferta subiu 1,5% e a demanda disparou 18,4%. Considerando apenas o mês de março, a oferta total recuou 4,8% sobre igual mês de 2013, enquanto a demanda avançou 8,5%.
"No mês, o preço médio do combustível apresentou alta de aproximadamente 10% frente a março de 2013, impulsionando um aumento de aproximadamente 10% no trimestre em comparação com o ano anterior", informou a Gol.