Valéria Barros, 42, nasceu na cidade de Pirapora, no interior de Minas Gerais, mas aos dois anos se mudou para Tabuleiro do Norte-CE. Lá passou fome na infância. Com pais ausentes, foi praticamente criada pelos vizinhos.
Aos 11 anos, brincando em um balanço, fechou os olhos e lembrou da cena de uma novela: uma mulher bonita descendo de um avião, com uma pasta preta nas mãos. “Eu me via sendo ela, visitando empresas”, lembra.
Valéria estava certa. Hoje, ela é sócia da Trevo Gelateria e da Trevo Açaí, dois negócios de enorme sucesso em Fortaleza.
A trajetória profissional da empreendedora começou como recepcionista de uma loja de produtos automotivos. Para ganhar um pouco mais e conseguir pagar as despesas de casa, ajudava nas vendas. Algumas vendedoras, no entanto, não gostaram da ideia e reclamaram com o chefe até Valéria ser demitida.
Valéria ficou sem chão, mas conseguiu um novo emprego em uma loja de blindagem.
“Quando eu iniciei, achava que blindagem era coisa apenas para o Papa”, brinca.
Começou como recepcionista e, ao longo de 10 anos, se tornou a vendedora de maior prestígio na empresa. Era o auge de sua vida profissional. Até que um dia o marido Markus Wesley a convidou para fazer um curso de autoconhecimento.
“Foi uma experiência tão transformadora que saí de lá decidida a empreender. Ao fim do curso, fui até meu chefe e pedi a conta”, lembra.
Só tinha um problema: empreender com o quê?
Conversando com o... sorvete
Nos últimos dias na empresa de blindagem, Valéria foi em uma sorveteria após o almoço e, ali, “conversando com o sorvete”, veio o estalo: abrir uma gelateria!
“Uma coisa que eu sei é tomar sorvete. Além disso, Fortaleza é quente o ano todo, sempre há demanda para sorvetes”, pensou.
Com a ideia em mente, faltava um planejamento. Valéria sabia que a parte de vendas e de relacionamento com o cliente ela fazia muito bem. Porém, conta que era leiga em gestão e planejamento financeiro.
“Por isso chamei o Markus, que tinha conhecimento no assunto, para ser meu sócio. No início não oficializamos a sociedade, mas a parceria sempre esteve lá e ele me ajudou em todo o processo”, relata.
A primeira loja da Trevo Gelateria foi aberta em 2014. Na inauguração, o estabelecimento realizou mais de 600 atendimentos. Dias depois, Valéria criou especialmente para uma influenciadora a Taça da Felicidade, uma receita com gelato, Nutella e granulados. Quando a foto do doce caiu nas redes sociais, virou a sensação!
“A Trevo Gelateria lotou de clientes procurando pela Taça da Felicidade. Mas havia um problema: eu só tinha quatro taças de vidro”, comenta. “Cheguei a aumentar o valor do produto para dar conta de tantos pedidos, mas o ritmo não diminuiu.”
Um negócio puxou o outro
O sucesso da gelateria aflorou o pensamento para outro negócio. A alta demanda por açaí que existe no Ceará e por ser um produto relacionado ao bem-estar e à alimentação saudável, levou o casal a criar a Trevo Açaí.
Mesmo sem intenção, um negócio acabou puxando o outro. “Os clientes já associavam o açaí à mesma qualidade e atendimento da galeteria. Oferecemos, além dos produtos acessíveis, uma experiência única na loja”, comenta Valéria.
Desde então, as duas marcas coexistem, mas atuam separadamente. O casal expandiu o empreendimento para os principais pontos gastronômicos de Fortaleza. Foi quando a ideia de transformar a Trevo Gelateria e a Trevo Açaí em franquia veio à tona.
“No início, eu tinha medo de perder o padrão e a qualidade. Mas o Markus me mostrou que, com planejamento, consultoria de campo e investimento, tínhamos a capacidade de levar a Trevo para todo Brasil”, explica.
E deu certo. As duas marcas se tornaram franquia, mas o foco da expansão, no momento, é para a Trevo Açaí, que já inaugurou oito franquias e expandiu para quatro estados, incluindo São Paulo.
Para 2024, a meta da Trevo Açaí é dobrar o número de unidades. Até 2025, a projeção é chegar a 200 lojas por todo o país. “Para nós, é gratificante poder oferecer um modelo de negócio consolidado para empreendedores que, assim como nós, vieram de baixo e sonham em crescer”, conclui Valéria.
Ficha técnica
- Investimento total (capital para instalação, estoque inicial e taxa de franquia): a partir de R$ 100 mil
- Taxa de franquia: a partir de R$ 30 mil
- Capital de Giro: a partir de R$ 10 mil
- Área para Instalação: a partir de 9m²
- Tipo de negócio: Açaiteria
- Número médio de funcionários por franquia: 3
- Royalties: 6% sobre o faturamento bruto
- Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
- Lucro médio mensal: Entre 12 e 15%
- Prazo para retorno: entre 13 e 16 meses
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.