É possível aliviar a carga global de e-mails de uma organização ensinando os chefes de alto escalão a enviar um número menor de correio eletrônico para os funcionários, de acordo com uma pesquisa publicada na Harvard Business Review.
Conforme a pesquisa, feita na na sede da uma grande empresa, a equipe descobriu que cada executivo manda uma série de e-mails desnecessários porque a mensagem inicial é confusa ou ambígua, o que provoca perda de tempo dos funcionários e, consequentemente, de toda a empresa.
Conforme a publicação, realizada por Chris Brown, Andrew Killick e Karen Renaud, assumindo que cada membro da equipe manda cerca de 40% menos e-mails que o chefe e que cada mensagem consome 1,5 minuto de tempo de um funcionário, se cada executivo reduzisse o número de e-mails enviados de 200 para 100, 80 funcionários deixariam de mandar, em grupo, 1920 mensagem todos os dias.
Se o número de e-mails dos chefes passasse para 100, cada funcionário economizaria 26 minutos por dia de trabalho e a empresa teria um ganho de 231 semanas de trabalho por ano. Nesse cenário, o mesmo grupo de 80 empregados enviaria "apenas" 783 e-mails por dia.