Oferecimento

Renda extra: como vender itens usados pela internet

Especialista dá dicas práticas para ganhar dinheiro sem investimento e com segurança

17 out 2023 - 06h35
Foto: Adobe Stock

Apenas em 2022, cerca de 67 milhões de brasileiros compraram produtos e serviços pela internet, de acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Esse cenário é uma grande oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro extra sem fazer investimentos, com a venda de produtos usados.

Porém é preciso tomar muito cuidado. Daniel Paredes, especialista da Já Vendeu, empresa do setor de compra e vendas de usados, reforça o alerta sobre golpes. 

Publicidade

“Da mesma forma que o números de pessoas que compram produtos pela internet cresce todos os dias, o número de golpes também. É preciso escolher uma plataforma segura para vender os seus bens, senão o resultado pode ser prejuízo e estresse”, explica ele.

Confira 4 dicas do especialista para ganhar dinheiro vendendo seus itens usados com segurança na internet.

Saiba onde vai anunciar

"Escolha uma plataforma que priorize a sua segurança. Muitas delas não oferecem nenhum suporte, fazendo com que a pessoa que está vendendo um produto seja exposta a usuários mal-intencionados. Fuja de empresas/portais que não ofereçam nenhuma garantia ou seguro em caso de fraudes", aconselha Daniel.

Escolha bem o que vai vender

"Quem compra um item usado procura por preço justo e qualidade equivalente. Venda aquilo que realmente possa ser aproveitado por alguém. Dessa forma, você colabora com a economia circular, dando uma sobrevida ao item que estava sem uso, e ainda ganha dinheiro", diz ele.

Publicidade

Saiba precificar

"É preciso uma análise profissional para validar os valores da sua mercadoria. O objetivo é ganhar o máximo de lucro possível e colaborar para que a venda aconteça o quanto antes. Busque por plataformas que também ofereçam esse tipo de orientação. Cobrar muito abaixo pode te trazer prejuízos e muito acima poderá travar a venda."

Cuidado com pagamentos e entregas

"Os golpes mais comuns são relacionados a pagamentos e entregas. Pessoas que enviam o produto, mas não recebem o dinheiro ou recebem comprovantes de depósito ou Pix falsos, entregas que acabam em roubos e até sequestros, entre as mais diversas situações. Escolha uma plataforma que cuide de todo o processo financeiro e te blinde de qualquer risco de fraude", diz Daniel.

24 produtos vendidos por minuto

Cerca de 24 produtos usados são vendidos por minuto pela internet no Brasil. A Já Vendeu, por exemplo, cuida de todo o processo de compra e venda de usados: a empresa faz a fotografia do produto para o anúncio, a retirada na casa do consumidor e até a entrega para o comprador. Tudo isso para facilitar a vida de quem quer vender algo.

“Queremos incentivar a economia circular e a oferta de produtos bons, com valores até 90% mais baratos do que itens novos. Essa é uma forma de colaborar com a sustentabilidade e com a economia, pois quem vende pode ter uma renda extra sem nenhum trabalho. É um tipo de negócio em que todas as pontas saem ganhando, inclusive o planeta”, finaliza.

Publicidade

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se