Por nascerem numa sociedade digitalizada e com forte base tecnológica, os jovens nascidos a partir dos anos 2000, conhecidos como Geração Z e que já estão buscando uma oportunidade de emprego, têm sido o alvo das empresas que buscam modernizar a força de trabalho.
Segundo o CEO da Trilha Carreira Interativa, Bruno Martins, falar com esse público é um desafio já que, geralmente, são dinâmicos, inquietos, gostam de propor coisas novas e não têm medo de trocar de emprego, e a área de recursos humanos de várias companhias têm buscado iniciativas além das tradicionais para atrair esses talentos.
“Uma maneira de chamar a atenção da Geração Z para o mercado de trabalho é por meio das redes sociais. Hoje, o jovem está em plataformas como o Tik Tok, YouTube, enfim, na internet. O primeiro ponto é a empresa ter uma boa prática de comunicação dos valores e cultura de forma que possa atrair o olhar e a atenção desse público mais jovem. Eles querem saber o que de fato a empresa oferece, como ela funciona, principalmente, no que diz respeito à questão cultural. Dessa forma, faz sentido para eles saberem se a organização tem uma cultura moderna, atualizada e se está digitalizada”, analisa.
Para ele, uma outra questão importante para a Geração Z é o fato de que eles não estão apenas pensando numa relação trabalho versus dinheiro, mas priorizando aspectos culturais, sociais e até ambientais.
“Eles se conectam com a empresa quando ela mostra que sabe as dores e as expectativas da Geração Z e quando permite que sejam protagonistas das próprias carreiras”, finaliza.
10 fatores que atraem a Geração Z
- Benefícios flexíveis;
- Mobilidade e home office;
- Trabalhar com novidade;
- Flexibilidade de horário;
- Aprendizado contínuo;
- Uso de tecnologia diferenciadas e disruptivas;
- Inclusão e diversidade;
- Missão da empresa alinhada aos valores profissionais e à proposta de vida e ações voltadas para a sociedade;
- Possibilidade de crescimento profissional;
- Projetos de curto prazo.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.