O Santander Brasil anunciou nesta quarta-feira que irá disponibilizar R$ 10 bilhões em linhas de crédito voltadas principalmente à formação de estoques, pagamento de 13º salário, capital de giro e desconto de cheques e duplicatas por pequenas e médias empresas (PMEs).
Na linha capital de giro, o banco oferecerá até 90 dias de carência para o primeiro pagamento. A medida chega apenas dois dias após o rival Bradesco ter feito anúncio semelhante, tanto de montante, como de público, uso, e também com carência.
Nos últimos meses, o Santander vem ressaltando seu interesse em aumentar a participação nas operações com empresas de menor porte. Ainda assim, a carteira da instituição para o setor rencolheu 12% em 12 meses até junho, em meio aos esforços para melhorar a qualidade dos ativos, reduzindo os níveis de inadimplência.
O cenário é parecido com o do Bradesco, cujo segmento de pequenas e médias empresas teve crescimento de apenas 3,7% do crédito nessa área em 12 meses até junho, enquanto a carteira total evoluiu 8,1% no período.